16 julho 2004

Índice de Desenvolvimento Humano 2004 – Angola 166


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no seu relatório anual, divulgado esta quinta-feira, classifica, quanto ao desenvolvimento humano, Angola no 166º lugar (164ª em 2003) entre 175 países classificados.
Para o estudo do Índice de Desenvolvimento Humano as NU tomam em consideração diferentes factores, como saúde, educação, indústria, novas tecnologias de informação, entre outros, ou a ratificação de alguns dos principais instrumentos internacionais de direitos humanos.
Sobre estes instrumentos verificamos que Angola ainda não ratificou as Convenções Internacionais sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio nem a que visa a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial. Porque será? Mero esquecimento, por certo de um país que se quer democrata, livre e justo. Só deverá ser isso.
Face aos restantes países Lusófonos, Angola só vê atrás de si Moçambique (171º lugar), surpreendentemente, e Guiné-Bissau (172º) e olha para cima para Portugal (24º), Brasil (72º), Cabo Verde (105º), São Tomé (132º) e Timor Leste (158º).
Há que tirar rápidas e urgentes ilações.
Angola não pode continuar a penar e ver diminuída a sua qualidade de vida.
A Paz chegou! Há que aproveitá-la em todo o seu esplendor!!!!!!!

Sem comentários: