05 novembro 2004

Rússia ratifica o Protocolo de Kyoto

© Nos tempos que correm, onde a corrida ao desenvolvimento anárquico parece não ter fim, principalmente entre os países em vias de desenvolvimento – acordaram agora para a realidade económica e tecnológica –, é de assinalar a ratificação pelos russos do Protocolo de Kyoto para a redução da emissão dos gases do efeito estufa.
O Protocolo de Kyoto é o primeiro e genuíno Tratado ecológico que há memória.
De notar que esta ratificação só teve efeito após a União Europeia ter apoiado a entrada da Rússia na OMC, o que já não se verificou com a China que obteve o apoio de outro dos maiores prevaricadores, a para dos chineses, na emissão de gases: os E.U.A.
De notar que Bush, numa das suas primeiras medidas do seu primeiro consulado foi anunciar a não ratificação do Protocolo invocando que o mesmo traria desemprego ao país – só não se entende como o desemprego americano esteja em 5,5% (cerca de 8,1 milhões de desempregados), apesar de, em um ano, terem sido criados 2,2 milhões de novos empregos. Enfim.
De qualquer forma, com a ratificação russa o Protocolo já pode entrar em vigor ddo ter ultrapassado a quota de 55% necessários para tal.
Os russos só por si produzem 17,4% do total das emissões de poluentes para a atmosfera.
Esperemos que Bush, neste seu novo consolado, se decida por ratificar o Protocolo. Deixem-se ser utópico, p.f.

Sem comentários: