01 dezembro 2004

Carta de um amigo ("vivendo" em Angola)


De um país que quer ser – e tem todas as condições para isso – uma potência regional, é preocupante receber cartas de amigos como a que se segue (naturalmente retirei pontos particulares e que só me diriam respeito a mim como elementos que pudessem criar problemas a JSP).
Caros governantes do meu país: se por acaso a lerem, meditem porque merece:

Caro Eugénio,
Não tenho "navegado" tanto como desejo, não tenho visitado tanto a sua página como gosto de fazer. Sem ser anedota, embora possa parecer, há mais de um mês que estou sem electricidade, apesar de ter as minhas contas com a empresa Pirilampo (a Edel) mais que em dia, apesar de, durante meses a fio, ter pago valores dignos de uma Indústria por ter um contador, que segundo os técnicos da dita empresa que o inspeccionaram, que é do tempo do kaparandanda, i.e. do tempo do colono e por esta razão, estar completamente faralhado (a expressão é minha). Tudo isto porque, possuo um pequeno apartamento num edifício, cujos moradores, para além de serem peritos em puxadas eléctricas, também não gostam de honrar, os compromissos que assumiram com os senhores da Pirilampo. Daí e para punir os faltosos, resolveram estes cavalheiros, aparecer sem sequer darem cavaco a quem quer que seja, cortar a electricidade e isolar o edifício completo. Simples e eficaz não é? Protestar, até protestei, até preenchi um formulário muito completo, mas a luz essa, fica para outras calendas. Como também me é difícil, para não dizer impossível, viver sem o mínimo de conforto, lá recorri a uma vizinha caridosa que tem a sorte de ter no seu quintal um PT da Pirilampo (genial a segurança das instalações) e que pela módica soma de ???? KZ mensais (quase XX USD) me fornece energia que me permite mandar uns e-mails aos amigos, e colocar umas fotos online. O único senão é que quando eu ligo o PC, tenho que desligar a TV, ou mesmo a bomba de água, uma vez que o abastecimento é deveras insuficiente e as oscilações permanentes. Os ares condicionados não se queixam, há mais de um mês tem tido um merecido descanso.
Como vê, por cá vamos andando.
..........
Parabéns pelo livro, claro que estarei presente, mesmo que não fisicamente. Vai ser comercializado em Angola? Vou logo que me seja possível dar uma vista de olhos ao site que me indicou.
Por agora é quase tudo. Há pessoal para tomar banho e tenho que voltar a ligar a bomba de água.
Kandandu.Tonspi

Sem comentários: