20 dezembro 2004

Darfur, UA não convence as partes

© Foto BBCparaAfrica.com
De acordo com a BBC para África, o governo sudanês ignorou um ultimato da União Africana no sentido de colocar um ponto final na ofensiva em curso na região ocidental sudanesa de Darfur e que diga-se também alimentada pelos rebeldes.
O anúncio foi feito pela UA o que coloca um ponto de interrogação sobre as conversações de paz que decorrem na capital nigeriana, Abuja, as quais visavam encontrar uma solução política para o conflito que já dura há vinte e um meses e onde já faleceram mais de 70 mil pessoas e provocou mais de meio milhão de deslocados.
Apesar de tanto as forças governamentais como os rebeldes afirmarem terem recebido instruções no sentido de observarem o cessar-fogo e de Mustafa Osman Ishmael, o responsável pelas relações exteriores sudanesas afirmar que as forças militares receberam ordens para não avançarem para novas áreas a não ser que sejam atacados, o correspondente da BBC, Jonah Fishe,r de regresso à capital referiu que os refugiados no campo de Kalma falam de ataques por parte de forças governamentais e milícias Janjaweed.
Simultaneamente, o porta-voz da da União Africana, Assane Ba, afirmou àquela emissora que as forças governamentais sudanesas ainda estão envolvidas em combates em redor de Labado, na região de Darfur.
Face a esta situação, estão agora previstas mais consultas com todos os participantes nas negociações de paz e altos responsáveis da União Africana vão agora discutir formas de desbloquear a situação e fazer avançar o processo.
Enquanto isso, o genocídio continua.

Sem comentários: