13 março 2005

As quotas femininas no Português

Jornal de Notícias:"O Ruanda lidera uma lista de 17 países que contam com mais 30% de mulheres no Parlamento, isto de acordo com o Novo Mapa Mundial de Mulheres na Política, divulgado hoje pela União Interparlamentar e as Nações Unidas. A Suécia ocupa a 2ªposição, seguida pela Noruega, Finlândia, Dinamarca e Holanda. Cuba e Espanha ocupam a 7ªposição na tabela. Portugal ocupa a 42ªposição, que teve em conta a IX Legislatura." (in Bazonga da Kilumba)

Utilizei esta introdução repescada do blogue Bazonga da Kilumba, após as eleições legislativas portuguesas para aquilatar do peso feminino no novo governo português.

José Sócrates, o novo primeiro-ministro de Portugal, conseguiu fazer colocar 2 senhoras em outros tantos Ministérios (Educação e Cultura – ou será que já é habitual) e 4 Secretárias de Estado, em posto, de relativo relevo (uma nas Finanças e as restantes como adjuntas ou de secretarias menores).
Todavia, pelas entrevistas que algumas concederam, fiquei a saber que as mulheres portuguesas são pouco qualificadas, dado que consideram dever ser colocadas pessoas pelas suas qualificações técnicas e não pelas quotas.

Se eu me lembrasse de dizer isto em casa (e com 3 mulheres na dita), estão a ver que, nesta altura, não estaria aqui a escrever o que quer que fosse.

1 comentário:

Antropomorfo disse...

Bueno, de cualquier manera en Portugal están mejor que en México (23% de mujeres en el congreso) y sólo UNA ministra en el gabinete