11 abril 2005

Depois do Papa… o Papa


Dentro de uma semana começará o Conclave que irá nomear o sucessor de João Paulo II que ocupará a cadeira de São Pedro, tornando-se no 264º Papa.


De entre os 115 cardeais eleitores, 15 são africanos, a saber:
Bernard Agré, de Abidjan; Emmanuel Wamala, de Kampala; Tumi Christian Wiyghan, de Doualá; Etsou Nzabi Bamungwabi Frédéric, de Kinshasa; Okogie Antoni Olubunmi, de Lagos; Zubeir Wako Gabriel, Cartum; Napier Wilfrid Fox, Durban; Turkson Peter Kodwo Appiah, de Cape Coast (Gana) e o nigeriano Francis Arinzé. o prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, considerado um dos grandes favoritos.
Estes 9 cardeais são elegíveis.


Além destes nove, há 6 cardeais que, pela sua idade, não podem ser eleitores (têm mais de 80 anos) mas podendo, no entanto, ser eleitos: o maurício Margeot Jean, bispo de Port-Louis; o patriarca copto de Alexandria, Ghattas Stephanos II; o decano do colégio cardinalício do Benin, Gantin Bernardin; o arcebispo emérito de Luanda, Alexandre do Nascimento, Alexandre José Maria dos Santos, de Maputo, e Armand Gaétan Razafindratandra, de Antananarivo.

Será que no final do Conclave teremos um Papa Africano?

Sem comentários: