14 abril 2005

Dois “guardiães” MONUC detidos por razões sexuais

Image hosted by Photobucket.comOs escândalos sexuais continuam a manchar a Missão das Nações Unidas na RD Congo (MONUC), com a detenção de dois novos capacetes azuis pela Polícia ugandesa alegadamente por abuso sexual de uma menina de 19 anos, anunciou terça-feira a imprensa.
A Polícia identificou os acusados (…), 39 anos, e (…), 40 anos, todos de nacionalidade nepalesa que foram libertados depois da vítima admitir ter consentido manter relações sexuais com os dois homens por 10 mil shillings ugandeses (cerca de seis dólares americanos).

Ora até aqui nada de mais, se os problemas resultantes tivessem a haver com necessidades sexuais, ou mesmo prostituição, ou com a protecção dos dois indivíduos que quase foram linchados por uma população em fúria que quis invadir o hotel onde estão alojados os capacetes-azuis.
O que já é grave foi que os mesmos, e mais outros 3, terem afirmado que o que queriam era tirar fotos da rapariga em diferentes posições sexuais.
Aqui já não é prostituição, ou incentivo da mesma. É exploração sexual pura. E isto deve ser fortemente penalizado pelas autoridades onusianas para que esta Instituição não fique mais descredibilizada do que está.
Já começam a ser por demais as acusações que a MONUC vem sofrendo.

Sem comentários: