27 junho 2005

Alemanha plataforma africana para as eleições?

A Fundação Konrad Adenauer, próxima dos partidos de centro-direita alemã, vai levar a efeito uma Conferência com a presença de um número assinalável de partidos oposicionistas africanos.
Image hosted by Photobucket.com A conferência, que se realiza no próximo dia 29, intitulada “Desafios e áreas de participação dos Partidos de Oposição africanos” conta com a presença confirmada da UNITA, representada por Isaías Samakuva e por Carlos Kandanda, secretário para as relações externas, que dissertará sobre a “Corrupção na Política” – será que alguém vai atirar a primeira pedra? -, e de Buthelezi, do Inkatha Freedom Party, da África do Sul, prevendo-se que apareçam também, Dhlakama, e líderes oposicionistas da Namíbia, Zimbabwe e Malawi.
Image hosted by Photobucket.comMas também o MPLA, está na Alemanha em sessões de esclarecimento, através dos Comités de Acção.
Uma das suas primeiras medidas será a inauguração de um Comité em Essen, cumprindo, assim, os estatutos do partido que diz, no seu artº. 37, ser prioritária a criação de estruturas no exterior.

Ou seja, será que a Diáspora angolana já “sabe” que vai poder votar nas próximas eleições(?) de 2006 e ainda ninguém lhe disse?
De uma coisa estamos certos.
É no exterior que os principais partidos, quer angolanos, quer de outros Estados afro-austrais se melhor movimentam.
Será isto um indício claro que a liberdade “cá dentro” é melhor “lá fora”?

Sem comentários: