19 junho 2005

Primeiro dinossáurio “descoberto” em Angola.

...
O sítio Notícias Lusófonas, de 15 de Junho, e jornal Público, de 17 de Junho (acesso pago), afirmam ter sido descoberto o primeiro dinossáurio em terras angolanas. Um braço fossilizado de um saurópode com 65 milhões de anos, foi descoberto pelo especialista Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã.
Não vou pôr em causa a capacidade investigadora de Octávio Mateus, até porque este especialista, como é citado no artigo, descobriu mais fósseis importantes como os de tartarugas e de répteis marinhos do tempo dos dinossauros (mosassauros), entre os quais alguns crânios, reconfirmando as descobertas do Professor Telles Antunes que, em 1964, já tinha descrito uma nova espécie de mosassauro a que chamou Angolasaurus.
Mas caros companheiros – desculpem esta familiaridade – não estarão todos um pouco distraídos?
É que em Angola já há muito foram descobertos dinossáurios. Alguns dos quais, há 30 anos que ainda se encontram vivos.
Mas…
Falando a sério.
A região da Tundavala é reconhecida como uma das mais interessantes regiões fósseis de Angola.
Durante a construção da Estada da Leba, vários artefactos, ossos, plantas fossilizados foram descobertos, alguns creio – pelo menos era intenção do construtor da obra, António Lourenço, sócio maioritário dos Lourenços Empreiteiros – que todos, mas todos, os fósseis descobertos fossem reencaminhados para o Museu de Angola para serem analisados e catalogados.
Admito que uns quantos, provavelmente muitos, tenham ficado nos bolsos dos “achadores”; mas também muitos foram canalizados para o Museu.
Lembro-me de, entre esses artefactos, ter tido na mão um fóssil de uma folha, que parecia ser uma conífera semelhante à imagem acima, e de um insecto, semelhante a um mosquito grande. E estes foram entregues ao Museu.
Por isso, e se me permitem o conselho, apesar das dificuldades em aceder às ravinas da Tundavala, estudem essa região que poderão ter surpresas muito agradáveis.

Sem comentários: