05 julho 2005

Angola e o FMI, quem tem razão?

Angola ameaça suspender relações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), só porque esta instituição – por acaso dominada, em grande parte, por um dos actuais melhores amigos de Luanda – decidiu discutir um relatório onde é analisada a corrupção em Angola.
Mas, em Angola há corrupção?
Não? Então porque está tudo tão abespinhado?
Sempre ouvi dizer que é preferível nos podermos defender enquanto arguidos, mesmo que duma acusação injusta, do que vivermos sempre no “diz que disse”.
Se estamos limpos, então deixem-nos defender; não será assim?
Não há pior do que palavras no limbo sem defesa.
Por isso, porque é que o senhor Ministro das Finanças, José Pedro Morais Júnior, está tão preocupado com a divulgação e estudo do relatório?
Com a divulgação, o Governo pode defender-se.
O problema é se não há defesa possível.
Mas o problema maior, é os dois esquecerem se não terão telhados de vidro?

2 comentários:

Antropomorfo disse...

la corrupción es probablemente el peor problema de nuestras naciones...

Anónimo disse...

Perguntar se hà corrupção em Angola é como perguntar se hà água no oceano.

Como é possível que um país com tanto petróleo e diamantes (para além do resto) tenha a população num tal estado de miséria? E a desculpa da guerra jà está mais que passada.

Na realidade Angola é um dos casos mais chocantes de corrupção no mundo. Um aviso para as outras nações, como foi o Zaire na sua época.

Espero simplesmente que a sociedade civil angolana tenha a energia de evitar o mesmo fim que conheceu o Zaire, que se desmoronou sob o peso da corrupção massiça.