01 agosto 2005

Processo de Paz no Sudão em perigo?

Quando tudo parecia fazer querer que o processo de Paz no Sudão estava para ficar, faltando limar uma aresta, bem bicuda, por sinal, o Darfur, eis que, infortunadamente, John Garand, o vice-presidente – e putativo presidente dentro de 3 anos – morre num estranho acidente de helicóptero no Uganda (por sinal um sítio onde, de início, era bem acolhido mas, que ultimamente, estava quase como “personna non grata”, principalmente porque o acordo de Paz não foi conseguido no Uganda, mas no Quénia.
Estranho.
Tão estranho que, apesar de visita privada, só acompanhava Garang colaboradores seus e tripulantes ugandeses.
Mais estranho, ainda, porque houve necessidade – ou será mais conveniência – em protelar esta informação até onde foi possível.
Por tão estranho que, naturalmente, os distúrbios já se fizeram sentir.
Vamos esperar que, apesar de tudo, a serenidade se sobreponha às emoções e a Paz não descarrile; não só pelo povo sudanês do sul cristão ou animista mas, sobretudo, pela região do Darfur que esperava a consolidação da Paz para ter também a sua.
Já agora, vamos também esperar para ver como irão reagir dois dos três principais interessados naquele processo: EUA e China, porque a ONU não conta... só lamenta.

Sem comentários: