08 setembro 2005

De novo em bolandas?

De acordo com notícias veiculadas pela Panapress e oriundas de São Tomé, o presidente Fradique de Menezes terá afirmado no decorrer do 29º aniversário das Forças Armadas que determinadas forças estão a tentar levar a efeito um Golpe de Estado contra a sua presidência.
Fradique chega mesmo a apontar nomes que têm sido pressionadas para executar aquele eventual plano. Segundo o presidente “os tenentes-coronéis Óscar Sacramento e Sousa e Idalécio Pachire, respectivamente ministro da Defesa e Ordem Interna e comandante do Exército, têm resistido a todo o tipo de pressões para o derrubar” elogiando-os por conseguirem manter a manter a cabeça fria e imunes aos diferentes tipos de suborno para o derrubar.
Ou seja, perspectiva-se no horizonte mais um conflito diplomático entre Angola e Nigéria para ver qual dos dois consegue sossegar e acalmar as forças político-militares em terreno.
E com isto outros haverão que estão jogando peças no xadrez no Golfo centro-africano mas deixando o ónus para aquelas duas emergentes potências regionais e candidatos a um hipotético lugar permanente num, cada vez mais hipotético, Conselho de Segurança alargado.
É que alguns ainda não esqueceram que foram a CPLP, no todo, e Angola e Nigéria, no particular, que evitaram e solucionaram a tentativa de 16 de Julho de 2003.
Por outro lado não esqueçamos que São Tomé e Nigéria estão a renegociar o acordo de exploração petrolífera e também se adivinham novos e, desta feita, proveitosos contratos. Nos tempos que correm…
ADENDA: Artigo de Opinião mais desenvolvido e que pode ser lido no Image hosted by Photobucket.com sob o título "São Tomé e Príncipe, de novo em bolandas?"

2 comentários:

Brigida Rocha Brito disse...

As crises habituais da Terra de Todos os Sonhos e que alguém, um dia, denominou de "Terra de Ninguém". A História que se repete, uma vez mais... é cíclico... that's all...

Brigida Rocha Brito disse...

Caro Eugénio,
Levei este tema para o Grupo de debates de STP e foi pouco consensual, havendo até quem negue as palavras do Fradique, pelo menos que aparecem nos meios de comunicação social tipo Panapress e Téla Nón. Se quiser posso divulgar o seu texto, mas prepare-se para as reacções menos favoráveis. Diga-me... bjs