09 outubro 2005

Autárquicas lusitanas: o “time after”

João Tunes, do Água Viva, sob o título “Agora…” faz uma interessante quanto brilhante análise política às eleições autárquicas portuguesas apresentando-os como falhados nos seus objectivos.
Mas, o meu amigo vai me desculpar pois, numa coisa está enganado, diria mais: redondamente enganado.
Segundo o que ouvi, nenhum - repito nenhum - perdeu. Todos ganharam. Este por recuperou a Câmara X; aquele porque não deixou ir a Câmara Y; o outro porque mostrou que as políticas Socratianas (o moderno, não confundir com o clássico) são de Direita, logo de derrotar e porque não obteve mais Câmaras que antes; o outro porque - sei lá, já nem sei - o outro porque tem mais autarcas que anteriormente, mesmo não ganhando quase Câmaras nenhumas; o outro porque provavelmente consegui ver o seu 8 deitado a aparecer na TV; ou o outro que quem ganhou foi uma empreiteira – por sinal com interesses em Angola – e a Comunicação Social.
Enfim.
Todos ganharam, nenhum perdeu.
E quando numa primeira vista pareceria terem perdido, quem perdeu não foram eles, mas os cidadãos que depositaram a cruz do seu voto no adversário a abater.
Claramente, na política portuguesa não há políticos derrotados. Os únicos são aqueles que ainda vão depositar o rectângulo com cruz e desde que não seja o quadrado deles.
Resumindo, em Portugal, numa qualquer campanha política, seja ela qual for, não há derrotados. Só vencedores, ou, então, mandam-nos com o aforismo de não terem conseguido atingir todos os objectivos a que se propuseram.
Apontem-me um, só um que seja, que diga: Eu perdi.
.
ADENDA: é Água Lisa e não como está escrito. Ao autor do blogue as minhas desculpas.

2 comentários:

th disse...

Um só, eu ouvi...JOÃO SOARES!
meu amigo tem que ir ao seu blog, como se fosse postar, depois
-definições
--comentários
---exibir uma confirmação de palavras para os comentários OSim
(desta forma deixa de ter comentários como esse que está ao lado, eu já fiz o mesmo no meu blog e aconselho)

ELCAlmeida disse...

Cara amiga Th vou seguir o seu conselho.
Já estou farto de limpar comentários publicitários. Porque os outros, só ofende quem pode enão quem quer. E desses não conseguem ofender nem este escriba nem aqueles que me visitam.
Agradecimentos e felicidades para o Rrras-te-parte e a Sebenta.
Eugénio Almeida