09 outubro 2005

Superando Obstáculos: A Força da Vontade

Numa altura em que o Futebol está na ordem do dia, recebi, via e-mail, esta maravilhosa notícia que mostra quanto o Desporto pode ser o élan para elevar a moral, a vontade, ou seja, não deixar morrer a nossa Força interior.
É isso o que nos diz o Futebol para amputados e, principalmente, se o estão devido a guerras imbecis e estúpidas, como a da Serra Leoa, e, porque não dizê-lo, de Angola, Moçambique, Sudão, Congo, Urundi (Ruanda/Burundi), Libéria, etc.:

Comemora a vida e o esporte...
Domingo 28 de Agosto de 2005

Futebol para sentir a paz. É por esse motivo que o técnico Albert Mustafá formou uma equipe de futebol para amputados em Serra Leoa, na África.

O povo de Serra Leoa é muito feliz por estar vivo. Feliz por ter sobrevivido aos dez anos de Guerra Civil que só acabou em 2002. Cerca de 50 mil pessoas morreram nesse período.

Mustafá explicou que as amputações lembram a crueldade da Guerra Civil. O técnico acredita que o futebol pode transformar vidas, mudar sociedades, promover a paz.

O Brasil foi sede do Décimo Terceiro Mundial de Futebol para amputados. O campeonato foi em Niterói, no Rio de Janeiro. Seis países vestiram a camisa da superação.

A equipe brasileira venceu a Rússia na final, foi tetracampeã e passou a ser a única equipe do mundo tetra do futebol para amputados.

A equipe de Serra Leoa esteve no torneio mas não venceu nenhum jogo. No dia seguinte a equipe passou o dia aprendendo com a equipe brasileira. Um dia para ficar na história...*

Exemplos de equipes, de pessoas, que primeiro celebram a vida, depois comemoram o futebol, o esporte!

*Amigo, eu vi a reportagem. O dia seguinte foi o mais emocionante. O técnico da seleção do Brasil fazendo um treino com a seleção de Serra Leoa, passando para Mustafá conhecimentos a serem aplicados. Foi um dia especial que levou o técnico do Brasil as lágrimas. Lágrimas que se misturaram ao belo sorriso da seleção de Serra Leoa.
Inesquecível.

Sem comentários: