24 janeiro 2006

Ainda as presidenciais portuguesas

Fica aqui uma análise e uma questão pertinente, principalmente se constatarmos que Cavaco Silva ganhou esta primeira volta com menos votos que Freitas do Amaral quando teve de ir a uma segunda onde perdeu para Mário Soares.

Cavaco Silva venceu à primeira, com mais 64.138 votos do que todos os seus adversários juntos. De certo modo foi à tangente, sobretudo se pensarmos que 58.868 pessoas optaram por votar em branco e 43.405 anularam o seu voto.
Quantos destes eleitores que votaram branco ou nulo estariam com vontade de votar em Manuela Magno ou Luís Filipe Guerra, os dois dos candidatos a candidato que foram excluídos da eleição por questões meramente burocráticas? E quantos dos apoiantes destes candidatos terão ficado em casa, a contribuir para as estatísticas da abstenção?


Podem continuar a ler o resto aqui.

Ou leiam uma brilhante análise de Joffre Justino aqui sob o título "Ainda não deram por isso? O povão está mesmo zangado"

1 comentário:

xatoo disse...

pois,,,
não é preciso ser grande "conspirador" para perceber que
é de sucessivas irregularidadezinhas e pequenas ilegalidades acumuladas que resulta a soma que é sempre maior que as partes,,, ou seja a Legalidade.