03 janeiro 2006

África sem Fome...

© Foto Angonotícias
Segundo um artigo do Angonotícias, citando o Expresso, sob o sugestivo título "Será 2006 «o ano do fim do princípio do fim da pobreza»" África, de acordo com uma hipotética fórmula de John Stiglitz, irá ver diminuída a sua ancestral e continuada pobreza.

"Será 2006 «o ano do fim do princípio do fim da pobreza» em África, segundo a fórmula de John Stiglitz, vice-presidente do Banco Mundial e Prémio Nobel de Economia? Este banco e o FMI admiram-se perante as boas perspectivas económicas do continente, para o qual prevêem um crescimento de 5,9%, o maior desde a década de 70.
É certo que o crescimento global é puxado pelos altos preços do petróleo e outras matérias-primas, que não beneficia por igual todas as regiões. Mas há outras mudanças positivas na África subsariana, como a redução dos conflitos (em número e/ou intensidade), a estabilização macro-económica e o aumento dos investimentos. [...]"

Se não fosse tão absurda esta afirmação, tendo por base uma eventual fórmula (mágica?) de um economista nobelizado, diria que é um excelente argumento para um filme candidato aos óscares. E quereria saber em que cinema seria projectado.
É evidente que o artigo não se fica por aqui. Porque o resto do mesmo merece uma leitura atenta já que mostra que estes dois primeiros parágrafos são utópicos.
Por outro lado o artigo do Expresso, citado pelo Angonotícias - apesar de tudo em boa-hora porque nos obriga a meditar sobre o que alguns pensam de África -, mais parece um convite a uma meditação pré-voto.
É que quase parece que vai haver alterações no topo do FMI e a corrida aos votos já começou.
Um absurdo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva a utopia