06 março 2006

Cultura cabo-verdiana de luto

No passado dia 3 de Março, faleceu, em Portugal onde residia, ultimamente, o escritor cabo-verdiano Henrique Teixeira de Sousa, de 86 anos, médico de profissão e autor de algumas das mais conhecidas obras da literatura do arquipélago.
Foi autor de obras como “O Dragão e Eu”, “Contra Mar e Vento”, “Ilhéu de Contenda”, “Capitão de Mar e Terra” e “Oh Mar de Túrbidas Vagas”, publicado em finais de 2005.
Henrique Teixeira de Sousa sendo um dos escritores da corrente “Certezas” juntamente com Gabriel Mariano, foi, igualmente, influenciado pelo Movimento Claridoso, onde pontificaram nomes como o recentemente falecido Manuel Lopes ou Luís Romano.
Era um dos autores afro-lusófonos incluídos na colectânea publicada em 1993 “A History of Twentieth-Century African Literatures” de Oyekan Owonoyela, sob a chancela da University of Nebraska Press.
O Governo de Cabo Verde através do Ministro da Cultura, Manuel Veiga, já expressou a sua "grande consternação" pelo falecimento do autor de "Ilhéu de Contenda" um escritor cioso dos valores da cabo-verdianidade".

2 comentários:

Kamia disse...

É realmente uma grande perda.
Juntamente com Manuel Lopes é dos meus autores criolos preferidos.Acho que li "Xaguate" umas cinco vezes.E "Ilheu de Contenda" é uma das obras mais ricas da literatura caboverdiana.

H. Sousa disse...

Da parte que me toca como filho, agradeço as suas palavras. Só agora, através do technorati, me dei conta que alguns blogs se referiram este mau evento.
Obrigado.