11 março 2006

Quem é africano?

Um excelente grito de revolta de Orlando Castro hoje na sua rubrica Alto Hama, no Notícias Lusófonas sob o título "Ser africano é ser negro?".
Um grito que muito bem entendo porque quando a minha chipala é publicada, em alguns órgãos de comunicação social, nunca - ou muito raramente - sou identificado como um africano mas sempre como europeu ou tuga.
Muitos se esquecem que se há povo mais mestiço, esse é o português. Façam uma análise retrospectiva de quem por aqui passou ao longo dos séculos e verão. É bom que alguns idiotas comecem a pensar, seriamente, neste ponto e deixar de alvorar certos dogmas que não podem arrogar de serem credores.
Entretanto deixo-vos aqui um cheirinho do magnífico artigo de OC:
"Fico virado do avesso quando, e aqui em Portugal isso é mais do que comum, africano é sinónimo de negro e angolano é sinónimo de empregado da construção civil ou de mulher da limpeza. Dir-me-ão que não é uma questão de racismo mas, talvez, de ignorância. Na melhor das hipóteses admito que seja uma simbiose das duas. De qualquer modo chateia ver, por exemplo, uma Comunicação Social supostamente nada racista e intelectualmente válida a confundir a estrada da Beira com a beira da estrada.
Estou farto de, entre dois eventuais autores – um negro e outro branco - de um qualquer crime, o suspeito principal ser sempre o negro. Estou farto dos discursos e das práticas racistas que, depois de tantos anos de democracia, associam a população negra a toda a criminalidade."
Leiam, e meditam, o resto no acesso acima.

3 comentários:

Upindi Pacatolo disse...

Kota valeu a indicação, mas como não sei onde comentar faço-o aqui.
É só para acrescentar o raciocínio inverso: "Quem é Português?" Ou seja, ser negro, em Portugal, é igual a ser africano? A razão é muito simples: quando foi da altura das demolições na Amadora, uma certa média portuguesa interrogava: «de onde é voce? Nasci cá!». Essa resposta deixava os zelosos jornalistas sem acção porque preocupados com a sorte dos "estrangeiros" que nasceram cá!!!

Zeca disse...

Quando estive em angola, tratavam-me pelo branco de lá.
Este "lá" era e é Portugal.
Não sei quem é mais racista se nós ou eles.
Talvez seja o do meio, não sei.
Uma outra coisa,este post foi para o Plagiadíssimo.
Passa por lá e fica bem.
p.s.
Ilustrei o teu post.

Zeca disse...

Aqui tens o endereço da foto.

http://www.the-titanic-club.com.ar/africano-fotos.html

Obrigado pela visita.