17 abril 2006

Angola contraiu empréstimos ou uma colossal dívida?

De acordo com os mais recentes números Angola contraiu empréstimos – leiam-se dívidas – de 5,5 mil milhões de dólares (USD), desde os Acordos de Paz de Luena.
Estes números foram avançados pelos vice-ministro das Finanças angolano que referiu, ainda, que 58% foram contraídos junto da China – e que serão bem pagos, não tenhamos dúvidas –, 19% em Espanha, 11% tiveram proveniência em Israel, 4% foram “dados” pelo Brasil e 3% pela Alemanha. África do Sul e Índia contribuíram com 1% cada.
Pois é! o vice-ministro diz que Angola contraiu 5,5 mil milhões de USD de empréstimos. O Clube de Paris, que contabiliza as dívidas nacionais diz, pela boca do porta-voz do Ministério das Finanças angolano, que o país tem uma dívida – perdão, uma monstruosa dívida – externa de 9,5 mil milhões de USD que irá ser objecto de uma reestruturação para regularizar falta de pagamentos!!! a credores internacionais!
Face ao crescimento económico previsto para este ano – números do Banco Mundial apontam para 14% enquanto outras fontes, como o FMI, avançam para os 27% (nem estes que são da mesma casa se entendem) –, a redução da inflação para valores nunca antes atingidos – cerca de 10% – e a previsão de produção petrolífera, até 2008, de 2.000 milhões de barris/dia!!! – ao actual preço de referência de 60 USD, hoje dá qualquer coisa como uma produção anual de 6,5 mil milhões de USD – não é estranho que, 4 anos após a celebração da Paz, ainda haja tanta gente a morrer devido às más condições de salubridade e falta de apoio social, ou seja, morram de cólera – que neste momento já começa a ser um caso de nível nacional – e má-nutrição; que ainda hajam populações a solicitar intervenção das autoridades para desminarem alguma parcela de campo de modo a poderem criar um mínimo sustentável de produção agrícola – relembrava o grito da população de Lopitanga, Andulo, que não pode circular por ter o campo todo minado e que parece ser a sina de toda a região do Andulo –; que as eleições nunca mais se realizem, prevendo-se que muito dificilmente acontecerão em 2007?
Pois é! o vice-ministro diz que Angola contraiu empréstimos. O porta-voz diz que temos uma colossal dívida...
A quem agrada esta situação?
De certeza que não é aos Angolanos!!!!
Ou, como alguém há dias comentava em surdina, quem não quer ser comissionista nestes negócios...

Sem comentários: