21 abril 2006

O novo governo de STP

(© Palácio presidencial; retirado daqui)
Fradique Menezes deu posse ao novo Governo santomense saído das últimas eleições legislativas e ganhas pela coligação MDFM/PCD. O novo primeiro-ministro que chefiará um gabinete de 12 membros, é Tomé Vera Cruz, antigo ministro dos Recursos Naturais, no executivo até agora liderado por Maria das Neves (uma nota interessante: neste novo executivo parece haver alguns quantos ministros com laços familiares, ou talvez seja… Silvas há muitos!).
Que garantias irá dar este governo de minoria saído de uma contagem eleitoral polémica e sob “vigilância” do Ministério da Defesa, ou seja, dos militares e que pôs em causa «um dos pilares basilares da consolidação da democracia» como lembrou a presidente do Supremo Tribunal de Justiça/Tribunal Constitucional (STJ/TC), juiz-conselheira Alice Vera Cruz.
Uma vez mais eles saíram das casernas e nada de mais aconteceu. E, uma vez mais, o ministério da Defesa e Ordem Interna mantém-se liderado por um militar, o tal da “visita” a STJ/TC.
Até quando os militares continuarão a impor, mesmo que subtilmente, leis no seio da política democrática - a possível - de alguns países lusófonos?

2 comentários:

Brigida Rocha Brito disse...

Há países que são fantasticamente lindos; povos que são magnificamente "pacificadores". STP é um país que reúne um pouco dos dois, acrescido por uma infinita capacidade de resolução do que poderiam vir a ser conflitos. Pelo menos... até à data. Ainda para mais, para quê problematizar os desacordos quando o país tem 1001km2 e 150.000 habitantes, mais coisa menos coisa?
O "leve leve" é uma sábia filosofia de vida!!! bjs

Anónimo disse...

Desde já lhe saúdo a coragem de por a nú a corrupção, a promiscuidade e a sucessão de (des)mandos que a muito assombram a terra que me viu nascer. Meus sinceros parabéns.
também eu tento abrir os olhos de alguns e fazer com que algo mude. Há muito tempo que STP está a precisar de uma mudança... mas a verdade é que entra governo, sai governo e as caras são sempre as mesmas... é lamentável! Aproveito para o convidar o visitar o meu blog:
http://ummomentodereflexaoporstp.blogspot.com/
Mário Bandeira