01 abril 2006

RDP África, 10 anos

Parabéns à RDP-África pelos 10 anos que hoje comemora em prole de África, da Lusofonia e da cultura africana.
Pena é que, em regra, se esqueça dos valores que, embora africanos, estão em outras latitudes e que lhe são informados por e-mail - aqueles que estão nos contactos.
Mas como o tempo é pai e mãe de todas as virtudes há sempre que esperar que, um dia, esteja à frente da Rádio e Televisão de Portugal alguém que, realmente, goste de África e pense que o continente africano não é só o que hoje é, ou era,... uma região de conflitos, de secas, de doenças, de mau-gestores e corrupção. Como diz um trecho bíblico, e desculpem a ressonância, "quem não tem pecados..."

3 comentários:

Anónimo disse...

A RDP África é uma antena da RDP, paga pelos dinheiros dos contribuintes portugueses e que emite em FM para Lisboa e para quase todos os países africanos onde se fala Português - para Angola, não; a "elite" do MPLA não o permite, pelas razões que são de todos conhecidas e às quais não vale a pena aqui voltar, por ora.

Ora, a RDP África é, portanto, uma antena similar da britânica BBC World Service, da Deutsche Welle alemã, da Radio Vaticana da Santa Sé, da norte-americana Voz da América, e de tantas outras antenas internacionais.

Ora, acontece que a nenhum ouvinte desses países passa pela cabeça reclamar junto dos governos dos respectivos países ou das administrações dessas empresas da qualidade ou do serviço das mesmas. Por que será?

Será que todas elas prestam um bom serviço?

Será que todas elas emitem para a África Lusófona programas de melhor qualidade?

Será que a nenhuma delas haverá nada a apontar????

Ou será que se critica a RDP África só por criticar?

Ou será que se critica a RDP África por pertencer a uma empresa portuguesa?

Pessoalmente, também acho que há muito a criticar à RDP África. Por exemplo, penso que deveria só emitir música portuguesa, uma vez que os africanos não precisam de uma rádio portuguesa para conhecerem a sua própria música.

Penso que deveria emitir apenas informação de Portugal e do resto do undo ocidental, uma vez que os africanos não precisam de saber, por alguém de fora, o que se passa nos seus países.

Penso que deveia apenas ter pessoal de origem portuguesa, uma vez que é uma rádio portuguesa.
E muito por aí fora.

Mas não. Critica-se por criticar. Para deitar abaixo. E nunca se aplaude. Nunca se louva. Nunca se agradece. Nunca se elogia...

Estaríamos melhor antes de haver a RDP África?

ELCAlmeida disse...

Interessante comentário que teria a resposta/análise devida se fosse asinada, nem que fosse com psudónimo.
Mas cada vez mais se cria o mito que ser "Anónimo" é mais saudável.
Lamento.
Eugénio Almeida

Anónimo disse...

Compreendo a sua resposta.

Peço-lhe que acredite que tenho boas razões para manter o anonimato (razões que não têm nada a ver com este blog).

Seja como for, admito, também, que possa ter razão no que escreve. Não sou dos que julgam ter o monopólio da verdade.