14 maio 2006

A FIFA terá mesmo razão???

Há quem me explique porque é a FIFA impede Pedro Emanuel e Chainho de poderem jogar pela Selecção Angolana, só pelo facto de já terem participado em selecções jovens de Portugal e Makukula, antigo atacante das selecções portuguesas mais jovens pode participar – e participou nas eliminatórias do CAN2006 – pela selecção congolesa?
Será que alguém tem medo que Angola - eu não o quero acreditar - se reforce e aconteça juntas das selecções europeias algum desastre como foi o Mundial de 2002 e as receitas e audiências televisivas caiem a pique?
As
desculpas apresentadas – a serem verdadeiras – não pegam!!!
Arranjem outras…
Entretanto aí vão os 23 eleitos do Prof. Oliveira Gonçalves para o Mundial de 2006, na Alemanha:
Guarda-redes: João Ricardo (sem clube), Lama (Petro-Atlético) e Mário (InterClube)
Defesas: Delgado (Petro-Atlético), Jamba (ASA), Kali (Barreirense), Lebo Lebo (Petro Atletico), Loco (1º de Agosto), Marco Abreu (Portimonense), Marco Airosa (Barreirense) e Rui Marques (Hull City).
Médios: André (Kuwait SC), Edson (Paços Ferreira), Figueiredo e Mendonça (Varzim), Miloy (InterClube) e Zé Kalanga (Petro-Atlético).
Avançados: Akwá (sem clube), André Titi Buengo (Clermont Foot), Flávio (Al Ahli), Love (ASA), Mantorras (Benfica) e Mateus (Gil Vicente).
Gilberto e Maurito, por estarem lesionados não fazem parte dos planos do Professor que, quem sabe, pode ser um candidato a treinador do Benfica – de novo o meu palpite e sem ser por SMS…
Já agora os meus parabéns ao Benfica pela conquista, em Moçambique, do troféu “Encontro de Gigantes” e o meu lamento pela pouca cortesia desportiva dos meus compatriotas do Petro-Atlético que, segundo rezam as crónicas, teve momentos de “demasiada rispidez” no contacto futebolístico. Depois do célebre Portugal-Angola, este seriam um jogo óptimo para diluir a má imagem então deixada.
Espero que não tenha sido uma “vingança” pela não presença daqueles dois jogadores “portugueses” e não pensem que tenha sido Portugal a impedir a sua participação.
Bom, diga-se, também, que não vi, li ou ouvi algum dirigente português apoiar a pretensão angolana. Só da FFA e dos jogadores.
Teria sido bonita uma ajuda pública portuguesa… mas quando leio n’ A Bola um artigo de um dirigente associativo e antigo treinador de uma modalidade dita amadora apoiar a atitude da FIFA e esquecendo-se que Portugal já o fez, ainda mais grave, ao “naturalizar” um atleta nigeriano para poder aparecer nos anais do atletismo…
Ah! Parabéns ao F.C.Porto pela “dobradinha” - talvez seja melhor preparar um avião para ir ao Brasil -; mas, alguém me explica o que vai na cabeça daqueles madiés que, mesmo a ganharem, provocam desacatos como os vistos na televisão? Não será altura dos dirigentes associativos e das Federações terem mãos nos energúmenos que só estragam o que de bom o espectáculo pode oferecer? Não será altura dos clubes começarem a sofrer, e bem, as consequência dos actos que os seus apaniguados provocam de modo a que comecem a saber escolher quem pode apoiar ou não a sua equipa.
Se, por exemplo, o FCP que ganhou a taça fosse penalizado pelos actos dos seus apoiantes, do tipo… “PERCA DA TAÇA” não acreditam que começava a haver mais respeito nos estádios??????? (na foto o angolano-português, e capitão do FCP, Pedro Emanuel, ergue a Taça de Portugal)

3 comentários:

Anónimo disse...

A questão não é o que vai na cabeça dos madiés portistas, que não portuenses. O problema é que, basta ver o exemplo de quem os dirige, dentro da cabeça não têm nada de útil. E quando tal acontece, o corpo é que paga. Se é que paga o suficiente e necessário.

OC

Anónimo disse...

Daí que não "cidadizei" os apoiantes porque eles o hão em todo lado e em todo o Mundo. Se fossem benfiquistas, sportuguistas, pastéis de belém, boavistidos ou sadinos a minha posição seria a mesma. Os clubes têm de começar a ser fortemente penalizado para que comecem a pedir responsabilidades aos seus apoiantes.
Enquanto assim não for, como diz e muito bem com dirigentes que dentro da cabeça só há clubite e pouco mais está tudo dito.
Um grande kandando para si meu caro amigo... e viva a cplp do futebol...
EA

Anónimo disse...

Meu caro,
Infelizmente quem provocou os desacatos foi a própria policia. Eu estava lá e vi. Não que so SD sejam bons rapazes, mas desta vez foi a prepotencia policial que teve a culpa.