04 maio 2006

Onde estão ou quem tem os mísseis balísticos?

(© foto retirada daqui)

Depois do Ministro da Defesa angolano, Kundi Payhama, ter há tempos acusado a UNITA de manter armas escondidas no Togo e na Costa do Marfim, acusação essa reafirmada por pelo Ministro numa sessão da passada semana no parlamento angolano quando “obrigou” um deputado da Unita e ex-representante do Galo Negro na Costa do Marfim, John Marques Kakumba, a admitir essa eventual existência, o presidente da Unita, Isaías Samakuva, que, inicialmente, tinha negado a citada posse de armasque contrariaria o protocolo de Luena, sem prestar mais outros quaisquer esclarecimentos, decidiu, desta feita, vir a terreiro explicar o que realmente se passa.
De acordo com uma notícia veiculada pela RTP África e pela Multipress-VOA, Samakuva confirmou que por quando dos acordos de 2002 foram indicados ao Governo angolano, à ONU e à troika de observadores a existência de depósitos de mísseis balísticos e outros materiais bélicos exponencialmente perigosos nos dois países. Esse material encontrava-se nos referidos dois países devido às sanções que a Unita, em tempo oportuno, sofreu e que condicionou o seu envio para as zonas do Galo Negro.
Ora, segundo Samakuva, se o referido material ainda está no Togo – como parece estar – essa responsabilidade caberá, por inteiro, a quem deveria estar a tratar do seu reenvio para Angola.
Uma coisa é certa.
A fazer fé em certos comentários que correm em Luanda, os hipotéticos mísseis balísticos seriam da última geração de uma classe de mísseis norte-americanos, que, há muito, quer russos quer chineses andam a ver se conseguem obter.
Será que haverá alguém que, à revelia das FAA, claramente consideradas como o organismo mais apartidário, democrático e incorruptível de Angola, e do próprio Ministro, ande a ver se faz algum dinheiro à custa dos tais mísseis balísticos?
Mas que realmente é estranho e preocupante que as armas ainda não estejam - como parecem não estar - em poder de quem deveria estar, as Forças Armadas Angolanas, lá isso é!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Acham k este blog é digno? Deixo aki a denúncia.
O nosso país pode estar mal mas isto não é tratamento. Estou indignado!
http://kulatra.blogspot.com/