18 junho 2006

Timor-Lorosae volta a normalidade por via de quem?

(uma montagem retirada daqui)
Em Timor-Lorosae parece que a “normalidade” está em vias de retornar.
Os “revoltosos” – as aspas devem-se ao facto de ainda ninguém ter provado, realmente, que houve uma revolta e que tudo não passou de um reposicionamento interno entre forças políticas e sociais opositoras internamente, principalmente dentro da própria Fretilin – começaram a entregar as suas armas aos australianos conforme, segundo uma mensagem da presidência(?), estava acordado nos encontros bilaterais entre representantes de Timor-Lorosae e Austrália!?
E eu que, na minha ingenuidade, pensava que o acordo, a existir, era multilateral entre Timor-Lorosae e os outros países que colocaram militares e forças militarizadas para travar a violência em Dili e quase só em Dili.
Pelos vistos não!!
O acordo era bilateral entre o neo-suserado (Timor-Lorosae) e o proto-suserano, ou potência regional, (Austrália).
Nem o facto de Xanana ter ido agradecer ao apoio – leia-se a compreensão, devido a certas, e talvez não infundadas, acusações – da Indonésia deixa de mostrar que quem manda agora, de facto e de jure, nos timorenses são os australianos. Premonitórias as palavras do quase ultra-conservador “premiê” australiano quando afirmou, a dado momento, que Timor precisava de uma nova ordem interna e de uma nova administração.
E pensarmos nós que os timorenses andaram a lutar e morrer pela sua independência e, parece, para nada. Os nefastos efeitos dos hidrocarbonetos e da proverbial atitude portuguesa de “largar rápido” porque mesmo sem lhes terem – ninguém – dado qualquer formação jurídica, administrativa ou empresarial, eles que se entendam…
A História repete-se ao fim de 30 anos. E os culpados vão sempre sobrevivendo e galhardamente aplaudidos e condecorados.
Até quando?
Ah! e já agora, alguém viu por aí uma tal CPLP??

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.timor-online.blogspot.com