14 julho 2006

As trocas comerciais leoninas

Aumentam as exportações lusas para Angola e diminuem as importações: só um dos produtos angolanos - minérios - exportados, normalmente, para Portugal, passou de 23 milhões de euros exportados entre Janeiro e Maio de 2005, para nos mesmos cinco meses deste ano, não passarem de 23,7 mil euros…

Exportações portuguesas para Angola sobem
"A exportação de máquinas, aparelhos e material eléctrico de Portugal para o nosso país cresceu 66 por cento nos primeiros cinco meses deste ano.
Dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que as exportações já atingiram mais de 123 milhões de euros.
A seguir às máquinas e aparelhos, as exportações portuguesas para Angola com maior valor dizem respeito a produtos das indústrias alimentares, bebidas e líquidos alcoólicos, cujo valor de aproximou dos 70 milhões de euros.
Os têxteis e confecções e calçado, dois sectores tradicionais da economia portuguesa, registaram, também, crescimentos dessa ordem nas vendas para Angola.
Portugal vendeu 12,2 milhões de euros de produtos têxteis e confecções, ou seja, 57 por cento mais que em igual período do ano anterior e 63 por cento mais de calçado, cerca de 2,9 milhões de euros.
Embora com um peso menor no conjunto das exportações, as vendas de produtos vegetais registaram um dos maiores aumentos no período: de 1,5 milhões de euros para 2,5 milhões de euros.
No total, as exportações portuguesas para a maior economia dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa registaram um crescimento acumulado de 54 por cento entre Janeiro e Maio, para 438 milhões de euros.
Só no mês de Maio as vendas de produtos portugueses a Angola aumentaram 89 por cento, para 110,2 milhões de euros.
A balança comercial com Angola é largamente favorável a Portugal, já que, em igual período as importações de produtos angolanos caíram acentuadamente para o valor total de 539 mil euros, segundo os mesmos dados.
Os produtos minerais, que entre Janeiro e Maio de 2005 representaram o grosso das importações de Angola, totalizando 23 milhões de euros, limitaram-se nos primeiros cinco meses deste ano a 23,7 mil euros.
Os metais comuns, no valor de 214,5 mil euros, foram os produtos que Portugal mais comprou a Angola nesse período.
" (artigo do “Canal A” da Rádio Nacional de Angola)

Comentário: Onde estão os outros produtos que Angola pode – e tem capacidade para o fazer – exportar sem que os vejamos no mercado português.
Relembrava, por exemplo, o tabaco, cervejas nacionais, produtos frutícolas (sem querer pôr em causa as suas importações, mas porque temos de consumir só produtos do Chile, Colômbia, Costa Rica, Brasil ou Venezuela que, por vezes, são apresentados com deficiente qualidade) e piscícolas (só os peixes do Chile ou do Brasil têm qualidade para serem importados por Portugal?).
E quem diz importar de Angola, pode-se também falar da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe…

Sem comentários: