31 agosto 2006

Qual Europa, qual Lusofonia, qual África?

"Lusofonia, África, Portugal e a Europa ", sob este título um interessante artigo do jornalista e escritor angolano-português Orlando Castro no blogue "Ser Europeu"
Só um pequeno cheirinho: "Portugal está adormecido com o sonho europeu, esquecendo que a sua História está também e sobretudo em África. Ou seja, o presente é em Bruxelas mas o futuro será certamente em Luanda. Quando acordar vai ter um enorme pesadelo.De uma forma geral, Portugal continua a valorizar o acessório e a subestimar o essencial. Por isso, julga que o idioma (eu prefiro falar da língua) é algo que não precisa de ser alimentado, que não precisa de ser valorizado. É pena. Por este andar, não tardará muito que a Lusofonia dê lugar à francofonia ou a outra fonia qualquer."
Pode continuar a ler o resto, o muito interessante resto, acedendo aqui.
Tenho a certeza, e face aos últimos desenvolvimentos relativos ao envio de tropas para o exterior - perante a um atlantista e não palopiano convicto, como é o MNE, as tropas têm um europeista ainda mais convicto -, que seria um bom ponto de partida para um bom debate.

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o futuro está em África...

Demo

http://angolares.blogspot.com/

Micas10 disse...

O futuro está nas economias de rede, e nós podemos bem aproveitar a rede da lusofonia se a soubermos cultivar
Ver http://ppplusofonia.blogspot.pt