24 setembro 2006

Hóquei em Patins: 1º Mundial de Clubes

(logótipo e mascote da FAP)
Inicia-se hoje, no Pavilhão da Cidadela, Luanda, o I Mundial de Clubes em hóquei em patins com a presença de 12 clubes de África (Petro Atlético de Luanda e Juventude de Viana, de Angola, e o Desportivo de Maputo, de Moçambique), Europa (Benfica e Porto, de Portugal, Réus, de Espanha – Barcelona declinou o convite tal como a equipa campeã europeia, Falonica, de Itália –, Bassano e Lodi, de Itália) e Latino-americanas (Sertãozinho, do Brasil, Olímpia de San Juan e Concépcion, da Argentina, Estudantil de São Miguel, do Chile).
O custo desta operação Mundial de Clubes ronda o milhão de dólares, cerca de 800 mil euros, incomparavelmente inferior a outros eventos menos interessantes e mediáticos. De notar que, ao contrário de outros eventos, o Estado angolano só participa em 50% do custo; o restante foi patrocinado por empresas angolanas e por publicidade externa. A dúvida é saber quem são as empresas angolanas, se públicas ou mistas ou, realmente, privadas.
As equipas foram distribuídas por 4 grupos:
Grupo A..........Grupo B..........Grupo C...........Grupo D
Bassano.............Porto...............Réus..............Benfica
Concepción........Olimpia..............Lodi...............Petro
Desp. Maputo...Juv. Viana........Estudiantil........Sertãozinho
Petro A. de Luanda - SLBenfica....... e ...... Juventude Viana (Ang) - FCPorto
Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting
Elcalmeida - Fotos via RTP-África)
O jogo inaugural, que segundo parece será transmitido pela RTP2, às 17 horas, é o Petro de Luanda-S.L.Benfica (0-1); às 21,30 horas, o canal por cabo, RTPN transmitirá o Juventude de Viana-F.C.Porto (2-5).
Dado que não se sabe se a RTPÁfrica transmitirá algum jogo, é previsível que estes serão os dois únicos jogos das equipas angolanas televisionadas para Portugal; em contrapartida os jogos lusitanos deverão ser todos televisionados.
Como gostaria de estar enganado.
Nota1: A RTPÁfrica retransmite os jogos; só não sei se todos ou só o das equipas portuguesas e as meias e as finais. Vamos esperar para ver.

Sem comentários: