25 setembro 2006

Hóquei: Mundial de Clubes e das Nações B

1. Mundial de Clubes em Hóquei
Photobucket - Video and Image Hosting
Petro Atlético de Luanda (campeã de Angola)
.
Photobucket - Video and Image Hosting
Juventude Viana (vice-campeã de Angola)

No Mundial de Clubes, a decorrer no recuperado velhinho pavilhão da Cidadela, em Luanda [feito em 1974 para o Mundial das Nações que acabou por se realizar em Portugal], a primeira jornada foi aziaga para as equipas angolanas, apesar destas terem vendido caro a derrota, nomeadamente, no último jogo da jornada 1ª, entre o vice-campeão angolano, Juventude de Viana, e o campeão português, F.C.Porto; o resultado não espelha o bom jogo dos angolanos. Embora perdendo por 5-2, a equipa dos arredores de Luanda chegaram a estar a perder só por 3-2.
Já o campeão angolano, Petro de Luanda, baqueou frente ao vice português, S.L.Benfica por, somente, 1-0. Foi o jogo mais fraco em termos de oportunidades, embora muito mais táctico.
Entretanto nas outras duas partidas registou-se um empate sem golos entre o Bassano, da Itália, e a argentina Concepción enquanto no Réus (Espanha) derrotou o Estudantil (Chile) por 9-1.

2. Mundial de Nações - B
No Mundial das Nações Grupo B, um grande aplauso para Moçambique que volta ao convivo das principais Nações hoquistas ao vencer, muito justamente, o Grupo B, só com vitórias.
O campeonato decorreu em Colômbia que, no final se quedou pelo 3º lugar. A 2ª posição ficou entregue à Holanda (já foi vice-campeã europeia).
Assim, no próximo Mundial, Grupo A, que se realizará em 2007, em Montreux, Suiça, teremos, novamente, África com 2 países a representá-la.
De realçar que neste último campeonato Grupo B o continente africano para além de Moçambique, esteve ainda representado pela África do Sul (5ª classificada) e pelo Egipto (11ª.)

NOTA: Obrigado pelo alerta deixado nos comentários. Realmente o Campeonato das Nações B realizou-se em Montevideo, capital do Uruguai, e não na Colômbia. Este lapso, embora não admissível, deveu-se ao facto de uma televisão ter dado esta notícia como tendo sido na Colômbia e isto ficou-me na memória indevidamente.

2 comentários:

Anónimo disse...

O campeonato decorreu em Montevideo, capital do Uruguai, e não na Colômbia.
Parabéns Moçambique! Voltaste ao lugar que mereces!

Anónimo disse...

Moçambique oye, oye oye!!

abraço, uma da claque.