09 outubro 2006

Os I. Jogos da Lusofonia

Alguém me sabe dizer em que televisões portuguesas são dadas notícias dos 1º Jogos da Lusofonia, que se realizam na longínqua Macau?
A pergunta prende-se pelo facto de ter estado este fim-de-semana fora de Lisboa e na televisão que eu via esse facto passou incólume excepto, espante-se ou talvez não, na CNN onde o assunto foi abordado e onde se vê um spot publicitário ao mesmo.
Provavelmente deve ter sido uma mera coincidência e o meu sintonizador estar avariado, tal como os jornais que li – deve ter acontecido só com aqueles onde comprei – apresentarem notícias sintéticas ou quase nada.
Depois da absurda barracada com a equipa angolana de futebol que, segundo parece, teve dificuldades de entrar em Macau devido a vistos(???) e que lhe terá valido uma falta de comparência perante Moçambique, vamos ter uma final Portugal-Angola enquanto Cabo Verde e Moçambique irão disputar o último lugar do pódio.
Angola foi repescado para as meias-finais como o melhor segundo lugar das 3 séries.
Mas apesar dos Jogos só terem começado, oficialmente, a 7 de Outubro, na prática começaram a 4 de Outubro.
As primeiras medalhas já foram entregues. De realçar a conquista de duas medalhas de ouro por parte do Brasil, na modalidade de taekwondo, onde também Macau e Cabo Verde se estrearam com 1 de prata e uma de bronze e São Tomé e Príncipe com 1 de bronze tal como a Índia.
Em basquetebol Angola soma e segue com duas chapas 100, em masculinos; em femininos, que Angola não participa, saliente-se a vitória de Moçambique sobre Portugal e de Cabo Verde sobre Macau.

NOTA: Ainda sobre o futebol, e para o CAN2008, saúdam-se as vitórias de Angola (3-1 ao Quénia) e Cabo Verde (1-0 à Rep. da Guiné) e lamenta-se o insosso e perigoso empate de Moçambique a 0-0 face à Tanzânia.

Sem comentários: