30 novembro 2006

Isto é que vai uma poloniodemia

Na véspera do Dia Mundial do HIV-Sida/Aids interessante a nova endemia que começa a proliferar por certos locais europeus.
Primeiro terá tido início em Londres; agora já se fala em Moscovo e, provavelmente, por outras cidades e capitais europeias e, ou, de outros continentes onde os “emissários” terão interesses.
E estes, segundo uns o principal culpado, e inocente, segundo outros, terão como precedência um nome em comum e a quem a liberdade parece querer dizer pouco ou nada: Vladimir Putin.
Há poucos dias faleceu um coronel do extinto (substituído) KGB, Alexander Litvinenko, segundo parece envenenado com Polónio-210, um isótopo obtido a partir do bombardeamento de neutrons de urânio numa placa de bismuto, e que foi detectado em vários locais de Londres por onde terá passado a vítima que, por mero acaso, estava a investigar a morte da jornalista Anna Politkovskaia e que, segundo aquele, tudo indiciava como tendo havido mão de pessoas afectas ao Kremlin.
Agora, vários aviões, nomeadamente da empresa britânica British Airways, estão em quarentena por terem sido detectados vestígios de polónio nos mesmos. Por acaso, terão viajado nesses aviões cerca de 30 mil passageiros. Coisa pouca, a confirmarem-se os mais pessimistas receios.
Entretanto, o antigo primeiro-ministro do consulado de Boris Yeltsin, Yegor Gaidar, foi acometido de doença súbita quando se preparava para dar uma Conferência em Irlanda e os sintomas apresentados parecem indicar um eventual envenenamento com Pulónio-210. Interessante o facto de quererem associar a morte de Litvinenko a esta indisposição súbita através de uma terceira personalidade, Andrei Lugovoy, um gaurda-costa de Gaidar e também ex-KGB.
Mas os nomes não ficam por aqui.
Um dos opositores de Putin, o milionário Boris Beresovski, viu os seus escritórios serem selados pela Scotland Yard depois de ter sido detectado no local resíduos daquela substância radioactiva.
Não há dúvidas que anda por aí uma poloniodemia estranha…

Sem comentários: