06 dezembro 2006

Enquanto é investido…

… 20 mil fogem do país.
Joseph Kabila Jr. foi investido como o primeiro presidente eleito democraticamente na Rep. Dem. do Congo facto inédito em 50 anos mas que ainda mantém outros dentro do prazo
E enquanto era investido na presença de algumas quantas individualidades, nomeadamente, na presença daquela que lhe ajudou a formar a sua Polícia e Forças Armadas – foi-lhe concedido um financiamento de 30 milhões de USDólares para este fim e doou dois helicópteros para transporte de urnas (quem diria que em Angola ainda há quem passe fome…) no valor de 4 milhões de USDólares – ou na da daquele que diz que no seu país não existe SIDA nem nunca viu ninguém morrer com SIDA, ao mesmo tempo que o seu antecessor e um ex-Ministro seu estavam a enterrar filhos seus, devido a essa triste doença, ou ainda na da do Secretário-Geral adjunto da ONU para as Operações de Manutenção de Paz, Jean-Marie Guehenmo, ou na da do seu chefe, Kofi Annan, 20.000 (vinte mil) congoleses, a maioria mulheres e crianças refugiavam-se no vizinho Uganda devido a confrontos entre forças rebeldes e governamentais ocorridos região congolesa de Ituri, no leste do país.
Independentemente do que se possa pensar do presidente (re)eleito, como vai ser possível governar um país nestas condições com os rebeldes a atacarem forças governamentais na presença dos helicópteros da Missão das Nações Unidas na RD Congo (MONUC)?
Aqui está como uma Paz não é do interesse de todos, principalmente daqueles que têm muitos e ainda querem mais…

Sem comentários: