30 dezembro 2006

O jornalismo incomoda, incomoda, incomoda!

"Não se é Jornalista sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia... mesmo estando desempregado" diz um grande jornalista angolano-português e foi muito bem relembrado por Manuel Vieira devido ao prémio jornalismo concedido pela província angolana da Huíla como forma de enaltecer os méritos jornalísticos dos seus naturais ou cidadãos.
Isto tudo porque nos últimos tempos - reforçando o que vem acontecendo há uns anos a esta parte - ser jornalista, ou estar ligado à imprensa, é uma profissão tão incómoda quanto... demasiado incómoda, como... extraordinariamente incómoda.

Estávamos habituados a que os autocratas, ditadores, tecnocratas, pseudo-democratas e afins, incluindo directores e chefes bajuladores, estivessem sempre contra a Imprensa, em geral, e os jornalistas, emparticular.

Agora que o mais recente grande educador das massas e grande democrata - eu já não sei se é venezuelano ou, definitivamente bolivariano (logo, e sem qualquer dúvida, imperador - mas com letra bem pequena) - Hugo Chavez decidiu que as televisões privadas do país vão ver a suas licenças não renovadas, ou mesmo eventualmente revogadas.

Viva a moderna democracia e o poder da ditadura da maioria sobre a liberdade da minoria!!!
.
Adenda: Este apontamento foi publicado no portal noticioso Demoliberal na secção “Blogues – Top +”.

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Pois! Meu caro.

É por estas e por outras (outras aqui tão perto...) que o Jornalismo está com a corda no pescoço e com enforcamento marcado para um dia destes. A não ser que a luta continue e que, já agora, ninguém nos cale.

Kandandu