25 março 2007

Angola faz 6 nos preliminares do CAN2008

(Figueiredo, capitão dos Palancas, marcador do 6º golo – e que golo, segundo a rádio – angolano foto©Angop)

Foi proveitoso e positivo o fim-de-semana futebolístico lusófono; 3 vitórias, 1 empat e duma derrota.
As selecções do Brasil e Portugal atestaram com chapa 4 os seus jogos, de preparação, o dos canarinhos, e de qualificação para o Euro2008, os lusitanos.
Já, na Cidadela, e temendo nova tormenta, os Palancas Negras despacharam, por 6-1, a equipa da Eritreia, a surpresa da primeira jornada do Grupo 6, dado que venceu no Quénia, a equipa local. A chuva de golos, que acabou por ter também a bênção da chuva, teve em Flávio (2 golos), Mantorras, de grande penalidade, Mendonça, de livre directo, Zé Kalanga e Figueiredo os artífices da meia-dúzia.
Angola segue na frente do seu grupo com 3 vitórias em outros tantos encontros.
Já os Mambas conseguiram arrancar um bom empate (1-1) na sua deslocação ao Burkina Faso.
Só se lamenta a derrota de Cabo Verde por 2-0, ainda assim, fora e perante uma equipa como é a Argélia, uma antiga mundialista e com campanhas habituais na alta-roda futebolística.
Mas, lamenta-se ainda mais que a televisão não tenha facultado a hipótese, via ondas “hertzianas”, ou via Internet – para quando as emissões online da TPA? é que nem toda a gente tem capacidade de ter um receptor de satélite em casa –, aos emigrantes de verem a sua selecção dar, por aquilo que se ouviu via rádio – obrigado à RDP-África – um banho de futebol aos eritreus.
Para quando?
Ou será que para os canais lusitanos, uma Grécia-Turquia ou um Israel-inglaterra ou uma Rep. Checa-Alemanha são mais importantes – deve ser por causa da enorme comunidade desses países a residirem em Portugal – que os angolanos, por acaso com cerca de 100.000 residentes, 30.000 dos quais inscritos nos Consulados de Lisboa e Porto, os cabo-verdianos – outra grande comunidade –, ou os outros afro-lusófonos.
Para quando?
Já agora saúde-se a nova campeã africana de sub-17, a Nigéria que bateu o Togo na final por 1-0.

Sem comentários: