27 maio 2007

Há coisas que me ultrapassam

Definitivamente!
Por muito que tente compreender, por muito que faça um esforço nesse sentido não consigo entender como se deixa chegar um Povo a extremos como o que o a Voz de América denuncia e o Angonotícias faz eco.
Como é possível que um mês passado a cidade do Lobito esteja sem água e a Empresa de Águas e saneamento da minha Cidade se mantenha muda e queda? Têm, por vezes, de percorrer 20 Km em busca do preciso líquido e com o Catumbela ali mesmo ao lado, a pouco mais de 3 km…
Como é possível que 5 anos depois do fim da fratricida guerra ainda persistam situações como as denunciadas, ainda por cima numa Cidade onde começa o maior caminho-de-ferro do Pais e da África Austral, a ser reabilitado com chorudos financiamentos e comparticipações chinesas e onde está o maior porto de Angola entre outros símbolos sensíveis?
Como é possível que, pela mesma razão, os hospitais regional de Benguela e a sua extensão do Lobito estejam sem apoios, sem medicamentos e sem recursos para fazerem face aos doentes ao ponto destes serem obrigados a suportarem todas as despesas por faltas de verbas e dos tais recursos.
Todavia, a província de Benguela que poderá ver morrer 5000 cabeças de gado bovino de criadores do Biópio morrerem por falta de vacinação – presume-se, logicamente, a mesma que contempla a falta de água e medicamentos em Benguela e Lobito, por falta de dinheiro – vai importar do Brasil 2500 bois para ser levado a efeito uma experiência(?) – para isto já há dinheiro, já que vai custar cerca de 2 milhões de USdólares – que tem o objectivo de "requalificar" o seu gado tradicional.
Vamos a ter juízo e dar prioridade às prioridades!!!

Sem comentários: