03 junho 2007

Um fim de semana lusofutebólico

(mascote do Ghana2008)

Quando se vai para o deserto ficamos, por vezes, privados de diferentes meios de comunicação.
Logo de entrada como o SIMPLEX ainda não terá passado pelas pontes – sujeitas a serem detonadas por um qualquer terrorista de vão de escada – na desértica margem sul, incluindo o Reino dos ALLgarves, dificilmente conseguimos aceder a um moderno sistema de comunicações reconhecido por Internet dado que um moderno suporte não existe por lá ou anda tão escondido que me obrigará, por certo, a mudar de óculos; falo do Wireless.
Depois a rádio, nomeadamente a RDP África que supostamente – supostamente, não, está mesmo – está no tal Reino só se consegue apanhar através do auto-rádio e não através de um simples transístor de trazer por casa.
Ah! o que vale é haver televisão. Mas essa ou só apanha a CNN – onde vi um excelente anúncio da angolana ANIP, Agência Nacional de Investimento Privado – ou, por vezes a Eurosport, ou canais alemães, além dos habituais canais generalistas portugueses. E estes…
Bom, daí que aproveitando a TV, leia-se a RTP, consegui ver Portugal vencer os Belgas – quando se tem sangue português e belga, venha o diabo e escolha – mas não consegui ouvir nada sobre os resultados dos encontros dos restantes países lusófonos – excepto o do Brasil que empatou com a equipa de Sua Majestade através de um golo de um jogador que parece não ter interessado ao FCPorto – que também jogaram no sábado para o CAN 2008.
Mas como além da TV temos um aparelhozinho chamado telemóvel, ou celular, nada como mandar um SMS a um compatriota e perguntar pelo resultado da nossa Angola. Do mal, o menos; empatou, num relvado sintético através, parece, de um golo de um tal Mantorras – não o deixam jogar e quando entra tem estas boas manias, marca golos – com a antipática Eritreia – o Quénia que o diga – a 1 golo. Está quase lá no CAN Ghana 2008!
Por sua vez Cabo Verde travou a favorita Argélia empatando a 2 golos e aproximou-se dos lugares que dão acesso à fase final do CAN.
Já os Mambas, que ainda não tinham ganho, despacharam o Burkina Faso por expressivos 3-1 (o site da CAF diz que foi 3-0) e voltaram à corrida para estar na fase final até porque, tal como Cabo Verde, beneficiou do empate dos adversários directos.
Como seria bonito ver os três Países na fase final do CAN ganês de 2008.

3 comentários:

Anónimo disse...

O jogador brasileiro que você se dirige com desrespeito e desprezo foi simplesmente eleito o melhor jogador do campeonato alemão:

esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/05/29/ult59u121838.jhtm

Chega a ser anedótica essa sua brasilfobia, vai se tratar energumeno patético.

Anónimo disse...

Gosto disto. Como e que se faz para publicar em Malambas"
Agradeco informar dionisio.manuel@hotmail.com

ELCAlmeida disse...

É lamentável que o senhor Luís Toledo não perceba a língua que fala nem do futebol português; porque se percebesse e se soubesse do futebol português perceberia que estava a brincar, gozar, com os apoiantes e dirigentes do clube que achou que Diego não tinha lá lugar.
Mas como o senhor Toledo só consegue vislumbrar, e parece que mal, o seu umbigo naturalmente não percebeu português, por acaso a língua que se fala no Brasil, como em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor e, talvez desconheça, o que não me surpreenderia, em Macau e em outros países onde a lusofonia tem um certo impacto.
Antes de despejar a sua verborreia desconexa procure entender português e depois critique que, aí sim, agradecer-lhe-ei!
Cumprimentos
Eugénio Almeida