09 julho 2007

Dois artigos n' O Observador

Dois artigos publicados esta semana n' O Observador sendo um relacionado com a renovada vontade de Kadhafi em trazer à tona os Estados Unidos de África já ventilados na Cimeira de Syrtre que lançou a União Africana - na altura os EUAf eram só para os Estados a sul do Saara -; e um outro sobre o espancamento e um disparo de que foi alvo um jurista moçambicano dentro de uma esquadra da polícia moçambicana.

1. "Os Chefes de Estado e de Governos da União Africana (UA) estão reunidos na IX Cimeira da UA, em Accra, a preparar o quinto aniversário da Organização, tendo com o ponto único a possível constituição dos Estados Unidos de África (EUAf), a menina dos olhos do líder líbio Muammar Kadhafi, e de um Governo único.
O lema é “O Grande Debate sobre um Governo de União” e a cidade escolhida não é inocente. Em 1965, onde ocorreu a última reunião Afrocontinental no Gana, era presidente deste país Kwame Nkrumah, um acérrimo defensor do federalismo para o Continente.
Ou seja, imita-se – mal – a União Europeia. (...)
" - continuar a ler o artigo "Para maus exemplos já bastam os europeus" acedendo aqui.


2. "Na Europa há um adágio popular que expressa que uma andorinha não faz a primavera. E aproveitando esta expressão ornitológica quero crer que o que se terá passado numa esquadra da Polícia Nacional com um advogado de Maputo mais não foi que um estúpido e despropositado acontecimento de uns energúmenos a quem não explicaram os principais princípios da civilidade e humanidade.
De acordo com algumas notícias, provenientes de Maputo, um advogado terá sido bárbara e nesciamente espancado e alvo da tentativa de assassínio dentro de um espaço que, primeiro de tudo, deve ser o principal lugar de defesa do cidadão e não o último lugar onde esse cidadão deseja estar.
Se um cidadão não se sente seguro numa esquadra onde se irá sentir? (...)
" - continuar a ler o artigo "Excepção à regra ou regra das excepções?" acedendo aqui.


Os dois artigos foram publicados nas edições 008, de 4 de Julho, e 009 de 5 de Julho

Sem comentários: