25 agosto 2007

A final não visionada do Afrobasket2007

(A cooperação 'colonial' portuguesa)

canais, que, transmitir, final, afrobasket, 2007” ou “radio, rtp, africa, afrobasket”; estas foram duas das frases que mais acederam ao meu blogue via motores de busca web.
Durante a emissão dos jogos de futebol do campeonato português transmitidos em directo e em sinal aberto pela TVI, a RTP-África que os transmite para África (tal como a RTP-Internacional, penso e se não estou errado) mostra para os assinantes que em Portugal acedem ao canal luso-africano (desculpem se estou errado quanto à qualificação do mesmo…) do canal de Cabo a imagem acima e enquanto o jogo durar.
Se os assinantes não podem aceder – aceito como natural esta imposição do canal privado português ao grupo RTP de que o tal canal luso-africano (desculpem, é querer que realmente ele o seja) – transmitem para Portugal as imagens não seria normal e natural que durante esse período a Diáspora pudesse ver o jogo que, por acaso, é quase à mesma hora?
A final do Afrobasquete começou por volta das 19,00 horas e o jogo Benfica-Guimarães às 19,15 horas.
Transmitiam o primeiro para Portugal e para os angolanos que têm acesso ao canal por cabo e o futebol por satélite.
Mas como a cooperação cultural que Portugal defende, é o que é… ANGOLA!
Ao menos valeu-nos a sua prima Rádio (RDP-África) – que, por acaso, é do mesmo grupo!!!!! –, com informações intercaladas do encontro da final, para sabermos que o campeão africano foi…
Também as rádios on-line do grupo Rádio Nacional de Angola (Rádio Luanda e Canal A) ou da Rádio Ecclésia – que não previa o relato na sua programação – não foram acessíveis via Internet. Deveríamos ser muitos os que queríamos ouvir por esta via.

Sem comentários: