12 agosto 2007

Serra Leoa votou para a Paz

(Campanha do SLPP – o órgão oficial do Governo só mostra fotos do “poder”)

Ontem a Serra Leoa votou, pela primeira vez, desde que atingiu a Paz sob os indirectos auspícios da ONU, liderada por Victor Ângelo, o mais antigo funcionário português das Nações Unidas e seu ainda actual representante na Serra Leoa (UNIOSIL) – esta saiu oficialmente do País há cerca de 20 meses –. Foram as eleições para o Parlamento e para as presidenciais.
Às presidenciais concorrem 7 candidatos sendo os mais bem colocados, nas sondagens intermédias, o actual vice-presidente e proposto pelo presidente e líder do SLPP, Solomon Berewa, de 69 anos, Ernest Bai Koroma, um empresário de 54 anos que chefia o Congresso de Todo o Povo (APC), principal partido de oposição do país, Charles Francis Margai, um advogado e ex-ministro de 62 anos, líder do Movimento Popular para a Mudança Democrática (PMDC). Esperemos que quem substituir o ainda presidente Alhaji Ahmad Tejan Kabbah possa manter o País na rota da Paz e manter os diamantes, uma das suas principais riquezas, fora do signo do sangue porque 10 mil mortos em 10 anos de conflitos já chegam.
Para os 124 assentos do Parlamento – mas os cidadãos só elegem directamente 112 deputados – concorrem cerca de 560 candidatos distribuídos pelo Partido Popular de Serra Leoa (SLPP), actualmente no poder, pelo PMDC (criado há 15 meses como dissidência do SLPP), pelo APC, entre outros partidos de menor projecção.
As eleições e os resultados desta, que deverão sair até 17 de Agosto, bem assim o acolhimento das mesmas pela população e pelas forças políticas em confronto, poderão ser um espelho para os seus vizinhos politica e tecnicamente mais próximos como a Guiné-Bissau, o Níger e a Costa do Marfim. Esta foi, pelo menos, a ideia que Victor Ângelo deixou, e com alguma razão, transparecer.
E se nenhum dos candidatos presidenciais obter nesta primeira volta os necessários 55% haverá uma segunda entre os dois mais votados em Setembro.
Citado n'O Observador 037, de 14-Agosto-2007

1 comentário:

Jobove - Reus disse...

very very good blog, congratulations
regard from Catalonia Spain
thank you