12 outubro 2007

Alertas pelo Clima dão Nobel da Paz



Depois do alerta das Minas Terrestres, no ano passado, o alerta pelas Alterações Climáticas a darem um – no caso, em duplicado, – Prémio Nobel da Paz.
A Academia de Oslo galardoou, com o Nobel da Paz 2007, Al Gore, antigo vice-presidente dos EUA e o homem que, muito rapidamente, cedeu o caminho para a Casa Branca George W. Bush, no primeiro mandato deste, e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC).
Tanto Al Gore como a Organização onusiana muito têm contribuído para o alerta mundial sobre as alterações climáticas e para os perigos que a Humanidade e outros seres vivos (fauna, flora e líquidos) vão penando devido à imbecilidade e irresponsabilidade de uns e teimosia pseudo-económica de outros.
De registar, ainda, que, ontem, a Academia sueca laureou com o Prémio Nobel da Literatura a romancista inglesa Doris May Lessing, tornando-se na 34ª mulher a ganhar um Nobel. Paradoxal, ou talvez não seja tão coincidência assim como, por vezes, acontece com certos laureados, a escritora nasceu persa (Irão), embora de pais britânicos, e viveu alguns anos na então Rodésia do Sul (Zimbabué). Ou seja, dois factores de desestabilização para o Reino Unido.

Imagens:
Al Gore (foto de ©
Brett Wilson)
Doris Lessing (foto de ©
Matthew Andrews)

1 comentário:

Brigida Rocha Brito disse...

E finalmente começa a dar-se atenção à probemática ambiental como factor de promoção da paz, da equidade social e do bem-estar. Ou, quando tudo corre mal, do seu contrário. Pode ser que o Nobel da Paz contribua para uma maior consciencialização de tudo isto. Bjs