22 outubro 2007

E o Girabola 2007 foi para…

(no relvado do 22 de Julho, ao Rocha Pinto, adeptos vitoriam o novo campeão)

… o Interclube, equipa do Ministério do Interior, também reconhecida pelos “polícias” que inscreveu, pela primeira vez, o seu nome – é a sexta equipa a fazê-lo – nos vencedores do Campeonato maior de futebol angolano ao conseguir manter na última jornada o ponto de avanço que tinha sobre o 1º de Agosto, campeão destronado.
A equipa treinada pelo ex-benfiquista e ex-defesa internacional do Brasil, Carlos Mozer, até que começou muito mal o campeonato ao ponto de alguns dos seus jogadores terem sido agredidos e alvo de pedradas, como hoje relembrou o inicialmente contestado treinador campeão.
Nos lugares imediatos do pódio ficaram o 1º de Agosto e os Petro-Atlético de Luanda por troca com o Kabuscorp e outras duas equipas, que ainda não estão consagradas.
Desceram à Segundona o Académico do Soyo, o Atlético do Namibe e a Juventude do Moxico.
.
Entretanto já decorreu o sorteio dos grupos do CAN2008 com emparceiramentos interessantes.
No grupo A ficaram o Ghana, Guiné-Konacry, Marrocos e Namíbia; no grupo B, denominado o “grupo da morte” por nele estarem 3 das potenciais candidatas ao título na posse do Egipto, agrupa a Nigéria, Cote D´Ivoire, Mali e Benin; no grupo C estão o Egipto, Camarões, Zâmbia e Sudão; e no grupo D, o nosso grupo, mediarão forças a Tunísia, Senegal, África do Sul e Angola.
O torneio que irá de 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2008 oporá quatro grandes confrontos logo na primeira jornada: os nossos Palancas Negras defrontam a África do Sul; o Tunísia-Senegal; Nigéria-Costa do Marfim (Cote D’Ivoire); e Egipto-Camarões.

E enquanto não começa o CAN e o futebol “máximo”, no Futsal a selecção angolana está a disputar um torneio no Brasil, o Grande Prémio FIFA, tendo perdido na primeira jornada com o Uruguai (3-2) e empatado na segunda com a Holanda a 2 bolas; Angola irá jogar, ainda, com a Hungria, Egipto, Croácia, Argentina e Chile.

.Por sua vez, em Moçambique, começou a Taça Africana de Clubes, em basquetebol feminino, onde pontuam, entre outras, 3 equipas moçambicanas (Ferroviário e Desportivo de Maputo e a Universidade Apolitécnica de Moçambique) e uma angolana (1º de Agosto, campeã africana em título).

Sem comentários: