04 novembro 2007

Que se passa no reino de São Tomé?

(DDR)
Algo vai mal nas ilhas maravilhosa do equador ao ponto do exército ter sido obrigado a empregar a força para desalojar elementos da Polícia de Intervenção Rápida, os “ninjas” que voltaram a ocupar o comando-geral voltando a reivindicar “pagamento de indemnizações em atraso”.
Segundo parece este assunto já teria ficado assumido na última reunião entre membros do Governo e os ninjas pelo que não se entende esta nova ocupação.
Ou, talvez se entenda dado que a “Declaração de Garantia” que deveria ser assinada por todas as partes só o foi por Tomé Vera Cruz, primeiro-ministro, por Óscar Sousa, ministro da defesa e Ordem Interna, e pelo presidente da Assembleia Nacional, Francisco da Silva; para os “ninjas”, nomeadamente para o seu 1º sub-chefe Wilson Quaresma, “está tudo bem” mas nem ele nem os outros membros do grupo assinaram a Resolução 1/2007 que pôs fim à crise de 8-19 de Outubro.
Como também não se compreende bem porque desta vez o exército foi tão pronto no “desalojamento” ao contrário das vezes anteriores.
Assim como também acaba por ser um pouco estranho que a guarda presidencial esteja toda em forma de prontidão e o Ministério da Defesa esteja tão bem guardado.
Não me parece que seja por causa da ameaça dos “ninjas” que pronunciaram ir para a guerrilha urbana caso houvesse – como infelizmente parece ter havido – vítimas resultantes do ataque.
Penso que deverá ser altura do presidente Fradique de Menezes e o primeiro-ministro Vera Cruz ponderarem se merece manter o actual – e já o foi em anterior governo – ministro da Defesa e da Ordem Interna, Óscar Sousa.
Ou será que o poder deste militar é demasiado e alguém tem medo de o afrontar?
Se assim o for, a Democracia fica – está – em causa…
Ou já agora e como aqui se relembra "Sopram maus ventos no arquipélago que, contudo, não preocupam os meteorologistas de CPLP." E o problema é que estes maus ventos não andam só por aqui...

1 comentário:

Susana Charrua disse...

Olá!

Ficaria muito grata se divulgassem o meu blogue, que ainda há dias comecei.
Relacionado com preocupações sobre o que afecta o bem-estar da humanidade, dos portugueses, dos povos lusófonos e dos povos de todo o mundo.
Espero que vos agrade aquilo que gostaria de vos apresentar e somente tem por objectivo alertar os menos avisados, despertando-lhes as consciências.
Venham até ao “DESPERTAR CONSCIÊNCIAS” e participem!