24 janeiro 2008

Chavéz admite mascar coca…

(imagem ©El Mundo)
Que às vezes parece evidenciar um certo speed, isso já tínhamos reparado.
Mas ninguém iria supor, ou mesmo acusar, o presidente venezuelano de snifar ou consumir droga. Longe de nós pensarmos nisso, pelo menos publicamente...
Mas, foi Hugo Chavez que o admitiu durante um discurso na Assembleia Nacional ao pedir que a associação dos produtores de coca, encabeçada pelo líder boliviano Evo Morales (por acaso presidente da Bolívia), não seja criminalizada dado que ele mesmo, Chávez, mastiga “coca todos os dias pela manhã”.
Se os EUA precisavam de uma razão para o “demitir” e o prender aqui está ela e dada pelo próprio. Relembremos que Noriega foi deposto e era só um fornecedor. Ora Chavez além de consumidor incentiva ao consumo, ou seja, é um 2 em 1.
Mais uma acha para o petróleo subir e sem razões aparentes…

2 comentários:

MCP disse...

Da folha da coca extrai-se o alcalóide cocaína, mas este está presente em quantidades muito diluídas.
Mascar folha de coca é um costume índio muito antigo e dizem que os seus efeitos se assemelham mais aos do café em doses moderadas (confesso que não faço a mínima ideia).
De qualquer forma, o próprio pavilhão da Bolívia na Expo98 dedicava espaço às plantas de coca, ao seu papel na cultura índia e aos seus alegados benefícios.

Anónimo disse...

Uma coisa: ataquem o Chavez por onde quiserem, desde que sejam por uma razão fundamentada. Eu pessoalmente acho importantíssimas as reformas sociais que fez, mas compreendo quem não goste.

Agora atacá-lo por mascar folhas de coda? Podem não conhecer a realidade da América Latina, mas se não conhecem não falam. Mascar folhas de coca foi durante séculos praticado neste Sub-Continente. É um passatempo tão casual como fumar um cigarro ou beber uma bebida; é também mascada, ou usada em forma de infusão, pelas resistência que dá ao exercício em grandes altitudes.

Passo agora a citar um texto de Wálter Fanganiello Maierovitch.

"A mastigação da folha de coca faz parte da cultura militar dos indígenas andinos. É um verdadeiro símblo de identicação cultural dos povos andinos.

Como frisou uma antropóloga da etnia aymará (Peru), a folha de coca acompanha os índios do nascimento à morte, estando presente em todos os rituais religiosos.

A folha de coca, quando mastigada, ajuda o indígena a enfrentar os problemas decorrentes da altitude nos Andes. Tira-lhe o cansaço. Serve como alimento dada possuir proteína e sais minerais. E é utilizada como remédio e, também, como anestésico.

Não foi sem causa que o presidente Evo Morales, em assembléia geral da ONU, exibiu uma folha de coca e pediu a sua exclusão da lista de drogas proibidas: as Nações Unidas confundem a folha de coca com o cloridrato de cocaína e, equivocadamente, a relacionam no elenco de substâncias proibidas.

Em síntese, os andinos mastigam folha de coca, mas jamais utilizam pasta-química de coca. Os viciados, por sua vez, usam o cloridrato de cocaína (por via injectável ou aspiração do pó) ou fumam a pasta-básica."


É importante fazer as pessoas saber que não é por a cocaína vir das folhas de coca que estas significam algum risco para a saúde, ou transformam a pessoas que as masca num drogado. São precisas toneladas de folhas de coca para produzir alguns gramas de cocaína, e transformar uma actividade que foi praticado durante centenas de anos - primeiro pelos indígenas, depois pelos colonos e agora por milhões de pessoas em todo o mundo - num acto imoral é pura e simplesmente estúpido.

Vejam a diferença, essa acusação à pessoa de Chavez não tem fundamento - e é ridícula.