17 fevereiro 2008

Kosovo independente? Estará a Europa cansada da Paz?

Kosovo, uma região sérvia de maioria albanesa pensa, segundo se consta, declarar a independência unilateral hoje por volta das 15,00 horas.
Um espectáculo com hora marcada e espectadores fiéis já prontinhos para saudar a declaração unilateral de independência. Entre eles países que, habitualmente e desde há muitos decénios, advogam a teoria de “não se entendem que se separem”, no caso os EUA e o Reino Unidos.
Ao contrário a Sérvia, para quem o Kosovo é a região-embrião da Sérvia e a Rússia alinham pela oposição total a essa independência. Será que a Europa está preparada peara um conflito que o reconhecimento do novo Estado poderá causar ao continente e, queira Europa pensar nisso ou não, se extrapolará para outras paragens?
Será que o Kosovo vai ser mesmo um país independente ou não será mais que um pequeno passo para o próximo, o grande, que será a sua auto-anexação à Albânia e com isto cimentar a vontade de Enver Hoxha, antigo presidente albanês de se criar a Grande Albânia.
Já repararam que a maioria dos defensores do Kosovo independente flamejam quase sempre, ou sempre, a bandeira albanesa?
Será que a Europa – certos países europeus e alguns não-europeus – estarão preparados para, natural e logicamente, também darem independências a regiões suas que as desejem. Relembrava o País Basco e a Córsega, em França, a Escócia e a Irlanda do Norte, no Reino Unido, a Lombardia, em Itália, a Madeira (onde é que se põe a cruz a favor do sim?) e os Açores, em Portugal, Porto rico, nos EUA, ilhas Faroe, na Dinamarca, etc…
Mas mais que tudo isso, estará a Europa cansada da Paz? Lembram-se onde começou a 1ª Grande Guerra?

Sem comentários: