01 maio 2008

O mês de África


("We are the World"; fonte: You Tube)

Maio, além de se comemorar o Dia do Trabalhador, é desde há 45 anos o mês de África, com o apogeu a 25 de Maio com o Dia de África.

No mês que ora se inicia nada como relembrar a célebre canção de Michael Jackson e dos seus amigos – gravada em 1985 e acima evidenciada – quando, em Etiópia e na região do Sahel/Corno de África, a seca dizimava centenas de pessoas.

É que o Mundo caminha, de novo, para um período de falta de alimentos não por causa de secas ou catástrofes naturais mas porque os Homens (será mesmo em maiúsculas?) querem ganhar milhões e Países mostrarem a sua não-dependência e auto-capacidade de subsistência energética produzindo cereais e leguminosas não para comer mas para criar bio-combustíveis.

E esses países e peseudo-homens de negócios vêem África como um continente produtivo devido à sua extensão e à capacidade de alguns dos seus dirigentes em conseguirem alargar os seus bolsos à custa do bem-público e do seu povo!

O Homem e a sua proverbial capacidade para se auto-destruir.

Não será já, 45 anos de pois, dos dirigentes africanos mostrarem que atingiram a maioridade e ponderarem que os interesses de África nem sempre – muitas vezes – estão consonantes com os interesses dos outros Continentes?

Sem comentários: