22 junho 2008

Zimbabué, a oposição diz não à 2º volta!

O MDC, face ao descarado jogo político e à violência praticada pelo regime do senhor Robert Mugabe “decidiu que não vai participar neste processo eleitoral violento e ilegítimo” para não colocar a vida das pessoas em perigo.
Não concordo com esta posição que vai contra o jogo democrático, embora compreenda e entenda quando este não existe.
E como quem está no sítio e na frente da fogueira é Morgan Tsvangirai, ele e o MDC, melhor que ninguém, saberão como proceder.
Compreende-se quando a Comunidade Internacional vai assobiando para o lado perante atitudes como as de Thabo Mbeki, ou à efectiva inoperância que mostram face à detenção do secretário-geral do MDC e das mortes dos militantes destes partido, ou quando Mugabe diz que nunca sairá do poder qualquer que seja o resultado e a SADC se limita a estar calada como parece ser apanágio das organizações onde pontuam, e com capacidade de decisão, alguns países lusófonos, como por exemplo… a CPLP!
E, com isto, continua o autocratismo, nepotismo e o autoritarismo déspotas a ganhar em África!

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo "Blogueiro":
Alguma vez já se interrogou o porque é que, à excepção do Presidente zambiano, nenhum outro chefe de estado africano, se dignou a criticar o regime de Mugabe?
Na realidade - repito: realidade - o que estará por detrás deste silêncio (bem audível para quem quer ouvir) dos estadistas africanos? Por ventura se debruçou sobre isso e também no enormissímo interesse do Reino Unido, EUA e outros parceiros da UE (apenas esses) sobre o que se passa no Zimbabwe?
Peço: com frieza, imparcialidade e, se permite, sem a perspectiva das agências noticiosas internacionais, pense sobre as causas sobre as quais assenta o problema Zimbabwe.
Não gosto de Robert Mugabe mas permito-me classificar o senhor Tsvanguirai de Charlatão assumido que, a curto ou médio prazo, será atirado para o lixo pelos seus aliados(?) de Londres e Washington.
PS: a Carta Aberta do JESantos não passa disso mesmo porque, acredita, Luanda, tal como outras capitais africanas, têm muita coisa a dizer sobre o Zimbabwe e as verdadeiras causas do problema.
Um abraço.
Edmundo Matos
egmatos@hotmail.com
Maputo, 24 de Junho de 2008