17 agosto 2008

Angola nas Olimpíadas de Beijing – IV (um eclipse?)

Se havia dúvidas que a participação angolana nos XXIX Jogos Olímpicos da idade moderna parecia a menos positivas desde que começou a sua participação na família Olímpica, nos de Moscovo 1980, os resultados mostram que essas dúvidas estão quase totalmente dissipadas.

Em Basquetebol a participação do seleccionado de Ginguba, depois dos excelentes desempenhos no CAN e nos troféus x x foi a pior dos últimos tempos esperando que consiga, ainda assim, fugir ao último lugar dos
Na penúltima jornada Angola baqueou face à Grécia por concludentes 61-102 com 28!!-43 ao intervalo. Na última jornada, amanhã, Angola irá medir forças com a fortíssima armada espanhola que é só a campeã Mundial em título. A esperança está em Angola levantar a cabeça e conseguir o feito dos jogos de Barcelona, ou seja, derrotar os espanhóis. Suspirar não custa…

Também no Andebol, a participação angolana da selecção feminina acabou por ser quase depauperante, dependendo do que o Comité decidir quanto à luta pelos lugares depois do 8º.
O melhor que conseguiram foi despedirem-se, na fase de grupos com um empate a 24 golos com o Kazaquistão (16-14 ao intervalo), deixando escapar nos últimos minutos uma vitória quase certa. Por enquanto fica a consolação de saber que as senhoras do Andebol estão a caminho de ganhar o prémio Fair-Play.
Segundo consta nos meios desportivos, um dos motivos por tão fraco empenho das atletas angolanas poderá passar pelos prémios recebidos pelo título de Campeãs africanas. De acordo com alguém que se identificou como atleta, e que parece ter sido corroborado por duas andebolistas contactadas pelo Semanário Angolense, os prémios terão sido distribuídos de forma diferenciada entre elas. Umas poderão ter recebido 50 mil dólares, outras 30 mil e outras somente 10 mil dólares o que contraria o que estaria concordado entre a Federação e as atletas.
A quem isto interessou?

Vamos aguardar que a participação angolana se tenha pautado só por um eclipse parcial já que ainda há a última jornada de Basquete, a da esperança, e a participação angolana na Canoagem, amanhã em C1 (500 e 1000 metros com Fortunato Pacavira) e na Maratona masculina, com João Ntyamba, no próximo dia 24 de Agosto.

E, depois, venham os Paralímpicos onde Angola já tem tradições medalhísticas!

Como nota complementar se assinalar que amanhã São Tomé e Príncipe vai estar em acção também em Canoagem, em Kayak K1, com Alcino Silva, em 1000 metros e na terça, em 500 metros; já em Atletismo realce, hoje, para a "velha senhora" moçambicana Lurdes Mutola que se qualificou para a final de amanhã dos 800 metros, com a sua melhor marca do ano, e já depois de ter limpo, na véspera, a sua série de 800 metros também com a melhor marca do Ano.

Sem comentários: