12 agosto 2008

África nas Olimpíadas de Beijing

(Beijing 2008)
Quanto aos diferentes seleccionados africanos nos JO2008 destacam-se:
Em Basquetebol feminino, também as campeãs africanas, o Mali, não se tem pautado pela regularidade como comprovam os resultados negativos. Perdeu na primeira jornada com a Nova Zelândia (72-76) e com a República Checa (81-47), defrontando, amanhã, as senhoras dos EUA.
Já em Andebol, o Egipto (homens) mostra querer mostrar que a modalidade em África está bem. Empatou na primeira jornada a 23 golos com a Dinamarca e perdeu com a Rússia por 28-27 na segunda jornada. A próxima jornada oporá os Faraós à Alemanha.
Em Futebol feminino, a Nigéria, defrontou na primeira jornada a Coreia do Norte e perdeu por 1-0, empatando a 0-0 com a Holanda na segunda jornada, voltou a perder na terceira jornada por 1-o com a Alemanha e venceu o Japão por 2-1 na 4ª e última jornada do seu Grupo F (incompreensível que os seleccionados femininos tenham efectuado quatro jogos em quase outros tantos dias consecutivos; só entre a 2ª e 3ª jornada houve um dia de descanso). Hoje baqueou frente à candidata Brasil por 3-1. A próxima jornada, amanhã (mais dois jogos seguidos; talvez resultado da pouca importância que a FIFA dá aos JO’s) oporá as nigerianas aos EUA.
Já no Futebol masculino o continente africano está representado pela Costa do Marfim (Cote d’Ivoire), no Grupo A, Nigéria, Grupo B, e pelos Camarões, no Grupo D, conforme segue:
Costa do Marfim–Argentina (1-2); Costa do Marfim–Sérvia (4-2); Costa do Marfim–Austrália (amanhã)
Nigéria–Holanda (0-0); Nigéria–Japão (2-1); Nigéria–EUA (amanhã);
Camarões–Coreia do Sul (1-1); Camarões–Honduras (1-0); Camarões–Itália (amanhã);
Em Natação destaque a zimbabueana Kirsty Coventry, já com 2 medalhas de prata: nos 400 metros estilos e nos 100 metros costas, conquistada hoje e depois de ontem ter batido o record do Mundo (voltou a ser apurada para a final dos 200 metros estilos com record Olímpico); para a sul-africana Katheryn Meaklim que venceu a sua série em 200 metros mariposa, classificando-se para as meias-finais; o 4º lugar na final de 200 metros livres do sul-africano Jean Basson.
Em Voleibol destaques para o Egipto (homens) e a Argélia (senhoras).
A Argélia baqueou, naturalmente, frente ao Brasil e frente à Sérvia, ambos pelo mesmo resultado (0-3)
Também os egípcios começaram os jogos defrontando o Brasil com o mesmo resultado das argelinas, ou seja, perderam por 0-3; um painel que registou o mesmo resultado frente à Polónia.
Igualmente em Voleibol de Praia feminino o panorama não é melhor. A dupla sul-africana (Augoustides/Nel) somou por derrotas (0-2) os dois confrontos iniciais.
Outras modalidades poderão ser seguidas por aqui clicando na modalidade pretendida ou entrando numa qualquer modalidade acedendo ao rectângulo, no topo ao lado, e escolhendo a respectiva disciplina.

1 comentário:

Anónimo disse...

valeew!!
eu tava doida pra achar isso pra um trabalho de escola!!
obrigadaa!!
=)