07 agosto 2008

Nino Vieira vai avisando...

De acordo com o noticiário matinal da secção lusófona da Rádio Deutsch Welle, "Nino" Vieira pediu ao novo Primeiro-ministro, Carlos Correia, que “acabe com a desordem que reina” no País porque – será que está a sentir as costas muito quentes por causa da Mauritânia – “infelizmente, alguns dos nossos políticos interferem na criação da desordem”, alguns em conivência com militares, leva as Forças Armadas e Para-militarizadas a interferirem em assuntos que não são da sua competência o que não cria a necessária estabilidade no País.
Um claro aviso de que o sector castrense começa a não estar totalmente sossegado, principalmente quando cresce a acusação que a Guiné-Bissau é uma plataforma do narcotráfico entre a América Latina e a Europa!

2 comentários:

Anónimo disse...

'É preciso acabar com a desordem na Guiné Bissau'

Salvador Gomes
Correspondente da BBC, em Bissau





O novo Primeiro Ministro vai ter que pôr o país em ordem até às eleições de Novembro
O Presidente Nino Vieira da Guiné Bissau disse ser preciso colocar ordem no país, sublinhando que as as decisões do Tribunal Supremo são para ser cumpridas.
Nino Vieira falava na cerimónia de tomada de posse do novo Primeiro Ministro da Guiné-Bissau, Carlos Correia, o qual assume o cargo apenas a três meses da realização das eleições legislativas.

O novo primeiro ministro, que vem das fileiras do PAIGC, o partido histórico da Guiné-Bissau, comprometeu-se "a assumir o desafio com dedicação e responsabilidade."

O Presidente da República, Nino Vieira, recomendou-lhe que instaurasse a ordem no país e que trabalhasse para o cumprimento da data das eleições, marcadas para 16 de Novembro.

Parar com desordem

Nino Vieira falou em crioulo para que a sua mensagem atingisse todos os guineenses. Ele disse que em nome da ordem e autoridade do Estado estava disponível para todas as eventualidades.


Cada qual faz o que entende. Alguns dão ordens que não são da sua competência. E há muitas interferências em assuntos alheios, inclusivé de militares e para-militares a reboque de alguns políticos


Presidente Nino Vieira

"Cada qual faz o que entende. Alguns dão ordens que não são da sua competência. E há muitas interferências em assuntos alheios, inclusivé de militares e para-militares a reboque de alguns políticos," dizia o chefe de estado guineense.

Nino Vieira referiu que a decisão do Supremo Tribunal de Justiça deve ser cumprida senão o país fica na desordem.

Numa clara demonstracão do nível a que desordem ou falta de autoridade do Estado chegou Nino vieira deu exemplos.

"Aviões aterram e levantam voo porque fulano de tal deu ordens , o barco passa por ordem de fulano de tal. Afinal quem dá ordens neste país? É preciso a autoridade do Estado para que possamos ficar todos sossegados".


Aviões aterram e levantam voo porque fulano de tal deu ordens , o barco passa por ordem de fulano de tal. Afinal quem dá ordens neste país? É preciso a autoridade do Estado para que possamos ficar todos sossegados


Nino Vieira

Na semana passada, o Procurador Geral da república, Luis Manuel Cabral e a Ministra da Justiça, Carmelita Pires, vieram a público, em ocasiões separadas denunciar terem sido ameaçados de morte, em ligação com o tráfico de droga no país.

Relativamente as eleições, Nino Vieira pediu ao governo que trabalhassse em colaboracão com os parceiros para que o escrutíneo se realizasse na data marcada, 16 de Novembro.

“Nao pode haver dúvidas quanto à data. Temos é que trabalhar para cumprimento dessa data, disse o Presidente.

Carlos Correia reconhece ter pela frente um grande desafio. Mas promete que ele e sua equipa vão enfrentá-lo com dedicação e responsabilidade .

Anónimo disse...

Contradicao é a palavra que o "cavaleiro" chamado Nino finge que nao sabe o significado.

Ninguem cria mais desordem naquele pais do que o proprio Nino! Se nao vejamos:

Quem autorizou, em 1998, a envazao das tropas estrangeira no solo guineense?

Quem primeito/abertamente violou o espaco aerio guineense e aterrou no solo do mesmo pais num helicopter militar estrangeiro sem qualquer autorizacao de autoridades competente?

Quem primeiro dissolveu um governo legitimo (de Carlos Gomes Junior) sem motivos nenhum, usando os chamados "militares de desordem?"

Quem regressou ao poder com ajuda dos chamados "militares de desordem," quando o pais estava caminhando a "ordem."

Etc; etc; etc.

O Nino sempre usa os "militares de desordem" quando lhe convem. E esquece que estes "desordinados" também possam ser usados por uns outros opportunistas. O Nino tem que aceitar a nocao de que agora, pela primeira vez na historia da Guiné, ha opportunistas como ele que estao muito mais bem posicionados para tirar vantagens dos "militares de desordem." E ele, o nosso grande "cavaleiro" do dia, que fica ai pensando que os seus projectos maquievelico de reforma vai lhe dar uma nova possibilidade de consolidar o poder na Guiné, engano seu; enquanto os maiores opportunistas sempre vao posicionando dois,tres passos enfrente de qualquer projecto maquievelico do nosso "cavaleiro" Nino.

Armando Quadé