28 outubro 2008

Quem pode manda!

O Acordo Ortográfico, já ratificado por, entre outros, Portugal e Brasil vai entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2009, no Brasil, e só cerca de dois a três anos depois em Portugal.

Até aqui, nada de novo a não ser que o Brasil mostra ter mais interesse em “normalizar” e “optimizar” a língua portuguesa entre os falantes de português, ao contrário de Portugal, que quer manter no limbo esta questão, adoptando a velhinha política de António Oliveira Salazar de “bem com todos” e, assim, evitar que os contestatários falem demais e dar aos novos “escolinhas” um epíteto de incapazes de aprenderem depressa as novas formas de escrita e a colocarem em uso rápido. Não vão os contestatários (uff, como as minhas orelhas ardem…) reclamar da destruição da língua portuguesa e da subserviência às terras de Vera Cruz…

Mas como quem tem poder, manda, e quem manda, impõe, o Brasil já fez saber que a Declaração final da IX Cimeira Brasil-Portugal, em Salvador da Baía,
será redigida segundo a nova ortografia da língua portuguesa.

Mais um espeto para aqueles que insinuam e afirmam que Portugal começa a estar a reboque das políticas brasileiras (uff, cada vez mais me ardem as orelhas…) e do seu poder económico.

Como será que a CPLP vai descalçar esta bota, bem apertada, quando há países que ainda nem ratificaram a nova ortografia, como Angola e Moçambique, sendo que o primeiro, ao contrário de Moçambique e Guiné-Bissau, já tem quase mais falantes em português que nas próprias línguas nacionais.

1 comentário:

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Este acordo está a cada dia que passa mais um desacordo que outra coisa. Pessoalmente sou a favor da harmonizacao da ortografia da lingiua portuguesa, nao tem cabimento tanta diferenciacao. Na lingua inglesa (British vs American) ha diferencas gráficas mas muito poucas. As que existem no nosso idioma sao muitíssimas... No entanto, este acordo deveria exclusivamente, a meu entender, harmonizar e nao partir para novas alteracoes principalmente a nível da hifenizacao. Primeiro deveriam arrumar a casa e depois dela devidamente arrumada partirem para futuras alteracoes.