22 novembro 2008

E em Moçambique as municipais já deram…

... que os Partidos já começam, naturalmente, a perder a força de únicos parceiros e que a população começa a olhar os seus políticos para além das cores partidárias.

Foi assim, na cidade da Beira onde o anterior líder municipal, Daviz Simango, que foi, em tempos, membro da Renamo, viu a sua liderança reforçada mesmo apresentando-se como independente. O candidato da Frelimo, Lourenço Bulha, ficou-se pelo segundo lugar enquanto o candidato oficial da Renamo, Manuel Pereira se contenta com a terceira posição.

De notar, que para a
Assembleia Municipal da segunda cidade moçambicana, embora a Frelimo tenha conquistado a maioria dos lugares, poderá acontecer que seja a terceira força, GDB, a mandar dado que terá obtido 6 deputados enquanto as duas forças do sistema obtiveram 18 e 17 lugares cada. Ou seja, a GDB será o fiel da balança na difícil gestão do controlo do Município.

É o que acontece quando os partidos tentam se sobrepor á vontade popular, mesmo se considerarmos que a Frelimo parece ter conquistado a
grande maioria dos municípios, no total de 42 autarquias.

Já em Maputo não houve surpresas com a vitória de David Simando, e se houver será por parte do candidato derrotado, Eduardo Namburete, ou de quem o apoia, já que este terá afirmado que nunca iria contestar os resultados eleitorais.

Mas se em Maputo parece não haver contestação por parte do partido da perdiz, já o mesmo poderá não se passar em outras localidades,
nomeadamente na Zambézia ou em Nacala onde se reclama a realização de uma segunda volta.

Sem comentários: